Misture Sim City com The Sims e adicione ainda mais possibilidades.
Simular eventos da vida real é algo que já vem acontecendo nos games há um bom tempo. Quem não se lembra do lendário Sim City um dos primeiros jogos que permitiam aos games construir cidades inteiras e administrá-las? Esta franquia gerou milhares de fãs ao redor de todo o mundo e abriu as portas para o gênero.
Com a chegada de The Sims, o simulador de vida real produzido pelos mesmos criadores de Sim City, o universo do entretenimento eletrônico viu novas possibilidades. Desta vez, o objetivo era focado nas casas e em seus moradores, mas, mesmo assim, a experiência não deixava de ser extremamente divertida. Resultado: The Sims é o jogo mais vendido de todos os tempos para PC.
Entretanto, não há como negar que essa contaminação dos Sims — nome atribuído aos “moradores” de The Sims — fez com que a construção de cidades inteiras fosse deixada de lado. Felizmente, alguns saudosos jogadores poderão matar as saudades com Cities XL, um game semelhante ao clássico Sim City, mas com todas as possibilidades que os jogos atuais têm a oferecer. Confira.
Variedade absurda
Bem, em nossa prévia anterior comentamos um pouco sobre algumas das características que compõem o game, como detalhes sobre o menu inicial, controles e a comunidade abrangida pelo game. Desta vez, o foco será no modo para um só jogador, no multiplayer e também revelaremos detalhes adicionais sobre os pacotes oferecidos pelo game.
Cities XL é um jogo que promete reinventar o gênero. A Monte Cristo, responsável pelo desenvolvimento do título, está realmente se esforçando para reerguer um estilo de jogo já esquecido, e aposta em muitas novidades atraentes. Uma delas é a variedade de paisagens que o game possui: são 25 diferentes. Dentre elas estão cânions, planícies e montanhas cobertas por neve.
Outro elemento realmente bacana é a variedade de edifício baseados em diversos estilos de arquitetura. Cerca de 500 prédios diferentes podem ser criados, seja com traços europeus ou americanos, por exemplo.
Os cidadãos de Cities XL também terão uma grande variedade de necessidade. Existem quatro níveis de riqueza no game e quatro necessidades principais diferentes (Serviços, Ambiente, Preços e Trânsito). Dentro destas necessidades estão outras subcategorias como Departamento de Polícia e Bombeiros, Taxas, Educação, Lazer, Comércio, diversos tipos de Poluição, Custo de Vida, Distância até o trabalho e muito mais.
Como se não bastasse, é possível criar sua própria empresa no game. Desde agricultura, passando por indústrias pesadas, até serviços de turismo estarão presentes em Cities XL. Mas para se dar bem no game, é necessário realizar troca de recursos. Até doze tipos diferentes podem ser trocados com a inteligência artificial, envolvendo elementos como eletricidade, manuseio de lixo, agricultura, água, combustível e outros.
A variedade está por toda parte, até mesmo na criação das pistas do game. Você pode escolher entre cinco tamanhos diferentes, além de optar por quanto deseja gastar e a qualidade e capacidade de cada uma das estradas. Além das ruas convencionais, existem também aeroportos, portos e auto-estradas.
Uma oferta massiva
Cities XL oferece um belo sistema de construção em tempo real, que permite aos jogadores a criação de praticamente qualquer coisa. Pistas em curva, edifícios de diversos formatos e pontes altamente complexas são apenas algumas das possibilidades que estarão no game. Além disso, há também um estúdio para a criação de seu avatar, e a possibilidade de manusear seu perfil na web.
Segundo Patrick Marchal, diretor do estúdio de criação, Cities XL chegará para competir com grandes jogos do gênero, e terá de fazer de tudo para alcançar o nível de games como Sim City e outros. Para isso, além do Solo Mode (para um só jogador), a empresa também oferecerá diversos pacotes, como o Planet Offer, que abrirá as portas para uma experiência ainda mais ambiciosa.
Com este pacote, os jogadores terão a chance de desfrutar dos modos multiplayer — em jogo e na web — oferecidos por Cities XL. Ao embarcar nesta modalidade, você poderá trocar recursos com outros jogadores para desenvolver estratégias econômicas, especializar suas cidades ou maximizar suas possibilidades dentro da economia global.
Além disso, as "Mega Structures" também poderão ser criadas. Estes edifícios são especiais, e aprimoram sua cidade estética e economicamente. Sem dúvidas, algo interessante para ficarmos atentos. Também é necessário ficar ligado no site oficial do game, checando seus contratos de troca, verificando alertas e ajustando suas decisões. Tudo isso pode ser feito em qualquer computador do mundo, basta logar no sistema.
No universo online do jogo, cada um dos gamers receberá quatro lacunas diferentes para serem preenchidas com cidades em planetas distintos. Sim, é possível escolher outros planetas para habitar, mas eles podem ser considerados como outros servidores e não como locais repletos de alienígenas. O interessante é que suas ações influenciarão na economia global, independentemente do planeta tenha escolhido.
Eu posso ver você!
Talvez um dos recursos mais chamativos de Cities XL seja a possibilidade de aproximar a câmera e visualizar detalhes inimagináveis em outros games do gênero. É possível notar até mesmo o rosto dos demais avatares que representam os jogadores. Como se não bastasse, você pode visitar outras cidades, observar as criações e o conteúdo de outras pessoas e conversar com seus amigos.
No modo online, é possível criar diversos eventos, que permitem aos jogadores descobrir outras cidades virtuais além de conhecer outras pessoas reais. Um excelente meio para fazer novas amizades e, simultaneamente, se divertir.
Com a compra do pacote “Planet Offer” — confira nossa notícia informando os preços —, os jogadores ainda serão presenteados com atualizações de edifícios, mapas, simulação e funcionalidade.
Se você é um dos fãs da série Sim City não pode deixar de conferir este game। Além disso, é bem provável que, devido à variedade de possibilidades, o jogo também conquiste diversos novos jogadores. Cities XL tem tudo para ser um excelente game, que deve prender os jogadores por horas em frente à tela do PC a partir do segundo semestre deste ano.