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Mass Effect 2

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Explorar mundos desconhecidos não é o suficiente


Por mais que o assunto seja a continuação de um game fenomenal (um dos melhores RPGs dos últimos tempos, na realidade), as expectativas em torno de Mass Effect 2 estão muito fortes. Novos personagens, novos inimigos, novas armas e uma jogabilidade ainda mais intensa deverão causar estrago tanto nos fãs do título original quanto naqueles que nunca ouviram falar em Mass Effect.

Recentemente, saiu uma enxurrada de novas informações referentes ao segundo game desenvolvido pela experiente BioWare. O próprio diretor executivo da companhia, Ray Muzyka, foi um dos principais responsáveis pelas novidades. Ao que tudo indica, Mass Effect 2 será um jogo e tanto.

De volta ao espaço sideral

Críticos realizaram testes com base em novas áreas do game. Enquanto Citadel é um local conhecido por muitos que conta com uma aparência limpa e nítida, Omega é uma colônia de mineração inédita tomada pela poluição. Instalações macabras — semelhantes a refinarias — farão parte de um dos cenários mais sinistros de um jogo que promete ser executado a estáveis 35 quadros por segundo, mesmo com visuais impressionantes. O próprio comandante Shepard está muito bem detalhado.




Alienígenas, é claro, também serão importantes na contextualização da trama. Em Omega ou não, muitos extraterrestres vão interagir com o personagem controlado pelo jogador no decorrer do jogo. Além disso, locais específicos (como o clube noturno chamado de Afterlife) serão cruciais para o desenrolar dos fatos.

Na realidade, toda a ambientação de Mass Effect 2 está promissora. Os desenvolvedores estão claramente tentando criar cenários capazes de estontear os fanáticos por RPG e ficção. E, levando em consideração que o jogador tem a possibilidade de conhecer a maior parte dos ambientes e dos personagens de perto, não há nada a reclamar.

No mais, Mass Effect

Os novos detalhes referentes ao segundo título da trilogia — sim, serão três Mass Effect — indicam que velhos figurantes estão de volta. Você encontrará, por exemplo, Garrus Vakarian, o guarda da Turian Citadel. As informações mostram que, aparentemente, Garrus pensou que o comandante Shepard estava morto. Shepard está mais que vivo, tanto que, algumas vezes, o personagem estará acompanhado de Grunt the Krogan e Jacob Taylor.

Quanto à jogabilidade, conferir as similaridades com o esquema original será inevitável... E acompanhar as melhorias também. Exemplos? Em um determinado momento, o jogador controlará Shepard enquanto o personagem manuseia um rifle de franco-atirador. Nessa hora, um rápido evento tomará conta da tela e oferecerá ao gamer a possibilidade de realizar um belo "headshot" (tiro na cabeça) no oponente.


Arma na mão, RPG na veia

Outro aspecto interessante é o sistema de cobertura de fogo. Utilizar partes do ambiente como forma de proteção contra projéteis inimigos é realmente muito legal, mas mais divertido ainda é combinar a cobertura com o novo sistema de danos do game. Desta vez, haverá a chance de atirar em membros diversos dos corpos dos oponentes com muito mais precisão, seja com o rifle de assalto ou com a escopeta. A seleção de armas, aliás, está bastante prática e rápida.

Certos encontros acabarão em batalhas contra inimigos simplesmente assustadores. Um bom exemplo de chefe é o YMIR, um robô poderoso. Nada que o sábio uso de um lança-granadas não resolva, não é mesmo?

Caras novas

Uma das novas protagonistas do segundo título é Samara (uma Asari). A personagem é um tanto rebelde e parece ser muito importante na história da misteriosa raça composta por "humanóides azuis". Talvez você conheça outros Asari: Lisari (cientista) e Matriarck Benezia (uma das vilãs do título original).

Samara é uma espécie de "combatente fora-da-lei" que atua seguindo um código específico que não tem nada a ver com o governo. Os motivos das ações de Samara são misteriosos, o que enaltece ainda mais o clima de tensão ao redor da personagem.




Shepard tentará convocar Samara, visto que a protagonista possui exatamente o tipo de habilidade que o comandante precisa para sua equipe. Mas nada será tão simples assim. A chegada em Illium (o planeta-natal dos Asari) vai ser apenas o começo de uma jornada cativante e envolvente.

Na busca por Samara, o jogador poderá perceber que tanto a qualidade dos diálogos quanto a fidelidade das animações faciais em relação às falas estão muito mais atraentes, acompanhados de um sistema de câmera igualmente interessante. Trocar palavras com outros personagens é algo mais que essencial para que o jogador possa obter sucesso no jogo.

Mudanças de peso

Falando em diálogos, é importante notar que há uma nova maneira de lidar com respostas evasivas de personagens que não querem colaborar com o jogador: interrupção. Pois é, agora é possível alterar o rumo das conversas através de interrupções assim que um ícone aparece rapidamente na tela. A interrupção pode ser feita por atos inesperados, como sacar uma arma abruptamente.


Ligeiramente mais macabro

Juntando essa grande mudança com recursos técnicos fantásticos as alterações espetaculares que a BioWare está aplicando na jogabilidade, o resultado é fenomenal. A opinião de quem teve a oportunidade — e a sorte — de testar versões demonstrativas do novo game é unânime: um jogo sinistro está vindo.

Mass Effect 2, destinado às plataformas PC e Xbox 360, deverá chegar às prateleiras das lojas no dia 26 de janeiro de 2010.

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