Explorar mundos desconhecidos não é o suficiente
Recentemente, saiu uma enxurrada de novas informações referentes ao segundo game desenvolvido pela experiente BioWare. O próprio diretor executivo da companhia, Ray Muzyka, foi um dos principais responsáveis pelas novidades. Ao que tudo indica, Mass Effect 2 será um jogo e tanto.
De volta ao espaço sideral
Críticos realizaram testes com base em novas áreas do game. Enquanto Citadel é um local conhecido por muitos que conta com uma aparência limpa e nítida, Omega é uma colônia de mineração inédita tomada pela poluição. Instalações macabras — semelhantes a refinarias — farão parte de um dos cenários mais sinistros de um jogo que promete ser executado a estáveis 35 quadros por segundo, mesmo com visuais impressionantes. O próprio comandante Shepard está muito bem detalhado.
Alienígenas, é claro, também serão importantes na contextualização da trama. Em Omega ou não, muitos extraterrestres vão interagir com o personagem controlado pelo jogador no decorrer do jogo. Além disso, locais específicos (como o clube noturno chamado de Afterlife) serão cruciais para o desenrolar dos fatos.
Na realidade, toda a ambientação de Mass Effect 2 está promissora. Os desenvolvedores estão claramente tentando criar cenários capazes de estontear os fanáticos por RPG e ficção. E, levando em consideração que o jogador tem a possibilidade de conhecer a maior parte dos ambientes e dos personagens de perto, não há nada a reclamar.
No mais, Mass Effect
Os novos detalhes referentes ao segundo título da trilogia — sim, serão três Mass Effect — indicam que velhos figurantes estão de volta. Você encontrará, por exemplo, Garrus Vakarian, o guarda da Turian Citadel. As informações mostram que, aparentemente, Garrus pensou que o comandante Shepard estava morto. Shepard está mais que vivo, tanto que, algumas vezes, o personagem estará acompanhado de Grunt the Krogan e Jacob Taylor.
Quanto à jogabilidade, conferir as similaridades com o esquema original será inevitável... E acompanhar as melhorias também. Exemplos? Em um determinado momento, o jogador controlará Shepard enquanto o personagem manuseia um rifle de franco-atirador. Nessa hora, um rápido evento tomará conta da tela e oferecerá ao gamer a possibilidade de realizar um belo "headshot" (tiro na cabeça) no oponente.
Outro aspecto interessante é o sistema de cobertura de fogo. Utilizar partes do ambiente como forma de proteção contra projéteis inimigos é realmente muito legal, mas mais divertido ainda é combinar a cobertura com o novo sistema de danos do game. Desta vez, haverá a chance de atirar em membros diversos dos corpos dos oponentes com muito mais precisão, seja com o rifle de assalto ou com a escopeta. A seleção de armas, aliás, está bastante prática e rápida.
Certos encontros acabarão em batalhas contra inimigos simplesmente assustadores. Um bom exemplo de chefe é o YMIR, um robô poderoso. Nada que o sábio uso de um lança-granadas não resolva, não é mesmo?
Caras novas
Uma das novas protagonistas do segundo título é Samara (uma Asari). A personagem é um tanto rebelde e parece ser muito importante na história da misteriosa raça composta por "humanóides azuis". Talvez você conheça outros Asari: Lisari (cientista) e Matriarck Benezia (uma das vilãs do título original).
Samara é uma espécie de "combatente fora-da-lei" que atua seguindo um código específico que não tem nada a ver com o governo. Os motivos das ações de Samara são misteriosos, o que enaltece ainda mais o clima de tensão ao redor da personagem.
Shepard tentará convocar Samara, visto que a protagonista possui exatamente o tipo de habilidade que o comandante precisa para sua equipe. Mas nada será tão simples assim. A chegada em Illium (o planeta-natal dos Asari) vai ser apenas o começo de uma jornada cativante e envolvente.
Na busca por Samara, o jogador poderá perceber que tanto a qualidade dos diálogos quanto a fidelidade das animações faciais em relação às falas estão muito mais atraentes, acompanhados de um sistema de câmera igualmente interessante. Trocar palavras com outros personagens é algo mais que essencial para que o jogador possa obter sucesso no jogo.
Mudanças de peso
Falando em diálogos, é importante notar que há uma nova maneira de lidar com respostas evasivas de personagens que não querem colaborar com o jogador: interrupção. Pois é, agora é possível alterar o rumo das conversas através de interrupções assim que um ícone aparece rapidamente na tela. A interrupção pode ser feita por atos inesperados, como sacar uma arma abruptamente.
Juntando essa grande mudança com recursos técnicos fantásticos as alterações espetaculares que a BioWare está aplicando na jogabilidade, o resultado é fenomenal. A opinião de quem teve a oportunidade — e a sorte — de testar versões demonstrativas do novo game é unânime: um jogo sinistro está vindo.
Mass Effect 2, destinado às plataformas PC e Xbox 360, deverá chegar às prateleiras das lojas no dia 26 de janeiro de 2010.
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