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MotoGP 09/10

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Aqui apenas ser um bom piloto não basta!

Para longe do comedimento um tanto inexpressivo das recentes edições de MotoGP, a Capcom agora dá sinais de um jogo muito mais maduro e realista, mas também, por outro lado, com um apelo muito mais amplo em relação ao nicho relativamente restrito dos jogos anteriores. MotoGP 09/10 não apenas faz uma revisão completa nas mecânicas da clássica ex-franquia da THQ, como ainda inclui novas mecânicas, e também novos motivos para mantê-lo em frente ao console.


Desenvolvido pela Monumental Games — que traz em sua folha de pagamento ex-empregados da Climax Motorsport, estúdio que desenvoldia MotoGP no primeiro Xbox —, MotoGP 09/10 faz uma verdadeira revisão mecânica da franquia, que ainda ganhará atualizações com base no andamento real do campeonato MotoGP 2010, além de trazer novidades controversas como o já quase tradicional “rewind” (a sua “segunda chance” dentro do jogo) e mesmo uma migração acentuada para um clima mais arcade, para desespero dos puristas.


Meio piloto, meio empreendedor


Entretanto, uma das aquisições mais interessantes aqui é a inclusão de uma nova faceta empreendedora. Basicamente, as suas preocupações não vão mais se resumir a simplesmente manter a moto atada à pista. É claro, isso ainda será sumamente importante. Entretanto, MotoGP 09/10 vai forçá-lo a finalmente limar aquele seu talento empreendedor escondido.


A mudança aparece no outrora simplório modo carreira. Em vez de simplesmente escolher um time e correr corrida a pós corrida — eventualmente lavando a moto durante o processo —, o seu primeiro objetivo agora será construir desde o início a sua própria equipe, começando pelo design — que vai desde o seu capacete, até a jaqueta e o visual da moto —, e abarcando até mesmo a contratação da equipe que fará o “background” do seu sucesso.





Basicamente, dois tipos de profissionais serão necessários para mantê-lo nas pistas. Um engenheiro e um assessor de imprensa, cada qual com pontos fortes e fracos — mais ou menos como os técnicos contratados em NBA Live. O engenheiro será responsável por pesquisar novas tecnologias para a sua moto — não, você não vai poder instalar uma turbina na moto nos níveis mais altos, mas ainda assim é bem interessante.


É bom manter um engenheiro decente para não acabar com uma carroça!Cada engenheiro disponível para escolha terá, é claro, a sua área de especialização. Podem ser freios, pneus, motor, caixa de marchas, e por aí vai. Vale lembrar ainda que os seus profissionais aqui também ganham níveis: quanto mais alto for o nível, mais eficiente ele será... e mais dinheiro vai cobrar, naturalmente.


E mais: conforme você continua as pesquisas, eventualmente algumas peças específicas necessitarão de um engenheiro com determinado nível. No final, será totalmente possível que você não consiga desenvolver ao máximo a sua moto em uma única temporada — mas sem problemas, já que agora não existe mais um número limitado (cinco, anteriormente) de temporadas possíveis em uma única classe.


Nesse ponto, a escolha é: (a) passar para a próxima classe e encontrar uma nova (e ainda não dominada) tecnologia, ou permanecer por mais algumas temporadas na sua classe atual, a fim de extrair o máximo da sua moto. Caso você decida abandonar uma temporada no meio, prepare-se para encontrar uma moto ainda não testada e desenvolver uma nova tecnologia à partir dos esboços.


Quanto mais reputação, mais patrocinadores


À dos desenvolvimentos tecnológicos, surge a faceta mais comercial de 09/10. Nesse ponto surge a figura do seu assessor de imprensa, um sujeito que tentará extrair o máximo da sua imagem como piloto. Ou, mais precisamente, trata-se do profissional que vai correr atrás da sua pedra angular para se manter no topo: os patrocinadores.


Patrocinadores estarão disponíveis ao longo de todas as temporadas, e, felizmente, a sua moto tem diversos espaços para acomodar uma marca nova aqui e ali. Cada uma delas estará atada a um contrato muito específico e cheio de letras miúdas. Trata-se das exigências dos patrocinadores: alguns podem exigir que você termine a temporada pelo menos em décimo lugar, enquanto outros podem pedir um mínimo de qualificação.


Mas o medidor básico do seu sucesso aqui será um só: a sua reputação. Trata-se da moeda corrente ganha não apenas quando se termina uma corrida em boa posição, mas também quando se faz uma boa prova. Resumindo: ganhar é bom, um espetáculo sobre duas rodas é ainda melhor! Você também ganhará reputação participando de treinos classificatórios — uma boa jogada da desenvolvedora, cá entre nós.





OutRun sobre duas rodas


Afora as burocracias do modo carreira, 09/10 traz também um reformulado modo arcade. Trata-se aqui, literalmente, de um OutRun — aquele mesmo, do sujeito na Ferrari com o braço pra fora — sobre duas rodas. Você vai correr em uma única pista até que o seu tempo acabe, sendo que sempre será possível conseguir um pouco mais de tempo em ultrapassagens bem sucedidas ou mesmo executando “drifts” atrás de outro oponente.


No mais, Moto GP 09/10 ainda trará um ranque online, sendo possível baixar o “ghost” de alguns dos melhores pilotos através do globo. Um pouco mais controverso, o jogo deve entrar na onda da “segunda chance”, acrescentando o já clássico “rewind” — embora apenas para o modo carreira, e sem acréscimo de reputação (leia acima).


MotoGP 09/10 tem lançamento previsto para março de 2010. 

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