Mudanças mais que benéficas no retorno de Messi e outros craques
Certas franquias simplesmente não cessam de causar impacto no mundo dos video games. Quando o assunto é esportes, isso é ainda mais expressivo. E, quando o tema é ainda mais específico (neste caso, futebol), os jogadores brasileiros colocam ainda mais lenha na fogueira. Pois é, a briga entre as sériesFIFA e Pro Evolution Soccer é antiga, mas nunca deixa de pegar fogo.
A edição 2011 de cada uma das franquias promete mexer com as bases dos fãs. No que diz respeito à franquia da Konami, mudanças estrondosas estão sendo planejadas para que os jogadores se divirtam mais ainda com as belas jogadas de craques do mundo inteiro. O pessoal do site IGN teve a oportunidade de ir a Tóquio e testar uma versão demonstrativa do novo título, revelando detalhes preciosos sobre as novidades que estão por vir.
Fato curioso: foi a primeira vez que os estúdios da Konami japonesa foram abertos para estrangeiros. Lá, o desenvolvedor Shingo Takatsuka — também conhecido como “Seabass” — deu a entender que Lionel Messi voltará a ser o principal figurante da capa do jogo. E o personagem virtual do jogador foi empregado várias vezes para que as características básicas da nova versão fossem exibidas aos críticos.
Um novo visual
Logo de início, os fãs de PES terão a oportunidade de conferir uma apresentação revigorada dos menus e das demais áreas do game. Na verdade, toda a interface está sofrendo modificações positivas no que é referente ao estilo dos componentes na tela.
Tudo indica que administrar uma equipe será uma ação bem fácil de ser realizada. Um sistema de “drag and drop” facilita o trabalho de, por exemplo, escolher táticas diferenciadas, refazer a formação do time e definir posições dos atletas. Trata-se de um esquema intuitivo para que poucos cliques possam, em pouco tempo, fazer mudanças estratégicas no grupo de jogadores.
Felizmente, os novos visuais se estendem também às partidas. Melhores efeitos de iluminação, estádios ainda mais imponentes e jogadores com um nível elevado de detalhamento consistem nas principais novidades gráficas. É importante ressaltar que há duas novas câmeras que tentam imitar com precisão o que é presenciado na vida real: perspectivas de TV.
Liberdade e mudança
Sim, e mais realismo também. Com a nova barra indicadora de força “ao pé” de cada esportista controlado, os jogadores terão que caprichar nos passes. A inteligência artificial não vai mais ajudar os gamers nesse aspecto. O mesmo se aplica a arremessos laterais e chutes em geral. Calcular a força é essencial para a criação de belas jogadas.
Surgem mudanças também no campo defensivo. Segurar o botão de passe (o X nos controles tradicionais) faz com que o atleta apenas acompanhe o oponente que está com a bola e tente roubá-la somente quando o oponente parar. Agora, segurar o mesmo botão e direcionar o comando com o pino analógico (ou botões direcionais) para o oponente com a bola leva o esportista controlado a realmente brigar pela “pelota”.
Mas há um terceiro sistema defensivo ainda mais intrigante que os demais. Segurar o botão de passe e direcionar o comando para o seu próprio gol gera um resultado interessante: o atleta comandado acompanha de perto o adversário que está com a bola e até mesmo equipara a velocidade do oponente.
É uma combinação de comandos aparentemente pouco intuitiva (e perigosa, pois assim que o atleta rouba a bola pode, sem querer, passá-la para o goleiro), mas que é capaz de fazer a diferença na marcação. Assim, o gamer não precisa se preocupar com o botão de velocidade.
Estrelas em campo
Como de praxe, há jogadores que podem se movimentar mais livremente em comparação com os demais atletas. Cerca de 15 a 20 esportistas — chamados de Speed Stars — conseguem se mexer com ainda mais velocidade e flexibilidade e pará-los é algo que só poderá ser atingido, muitas vezes, através do uso dos sistemas avançados de marcação.
Os movimentos corporais dos craques também estão bem mais convincentes. Mesmo os goleiros são capazes de defender (com realismo, é claro) potentes voleios e chutes a gol. O pessoal do site IGN passou por maus bocados com bugs relacionados à inatividade de certos atletas, mas espera-se que esse tipo de problema não conste na versão final do novo game.
Modificações foram feitas no método de execução de penalidades máximas. Agora, há uma barra “slider” que leva o jogador a caprichar no melhor momento de cobrar o pênalti. O “endereço” do chute está como antes: direcionamento manual.
Ficou claro que a Konami começou a prestar atenção nas opiniões dos fãs e aplicar as mudanças necessárias na jogabilidade para propiciar ainda mais diversão com comandos mais desafiadores. Um futebol de qualidade está previsto para brilhar em Pro Evolution Soccer 2011, assim que o jogo for lançado, em novembro deste ano, para os usuários das plataformas PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable (PSP), Nintendo Wii e Xbox 360.
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