BlogBlogs.Com.Br

Castlevania: Lords of Shadow

|

Um Castlevania influenciado por God of War e Metal Gear Solid

A série Castlevania provavelmente é mais velha do que você. Desde a época do Nintendo 8-Bits, a família Belmont vem tentando eliminar de uma vez por todas o temível Dracula. Praticamente todas as plataformas posteriores receberam o game e muitas delas traziam apenas uma pequena variação da fórmula original, um side-scroller. Tivemos algumas tentativas em 3D, como no Nintendo 64 e no PlayStation 2 — e até um jogo de luta para Nintendo Wii.

Agora, contudo, a Konami Productions, responsável pelo game, decide arriscar ainda mais, criando um título que promete ser a grande promessa desta geração. Os fãs já estão empolgados, afinal ninguém menos do que Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid, está envolvido no projeto.

Castlevania: Lords of Shadow, título atribuído ao novo game da série, traz um novo personagem: Gabriel Belmont. Mesmo assim, a fórmula parece ser conhecida, principalmente se você é um fã de jogos como God of War. É praticamente impossível não usar como referência a obra da Sony Santa Monica Studios quando falamos do novo Castlevania. Vamos aos detalhes.

God of War que se cuide

O jogo inicia-se no ano de 1407, na mesma vila chuvosa vista durante as exibições na Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano. Gabriel Belmont chega ao local durante uma noite nada agradável, enfrentando diversas criaturas, incluindo, é claro, lobisomens. Sua arma principal é uma cruz que se estende a um chicote feito com uma corrente. Os ataques são os típicos do gênero, permitindo que o jogador desfira golpes leves ou pesados.

Conforme mencionamos anteriormente, há muitos elementos em Lords of Shadow que lembram a série God of War — como a ação, os elementos de plataforma e os quebra-cabeças. Mas, o novo Castlevania traz muito mais do que isso. Primeiramente, não se trata de um jogo em que você pode sentar e terminá-lo em uma jogatina.

A aventura de Gabriel Belmont traz 12 capítulos, cada um sendo dividido em estágios múltiplos e trazendo longas batalhas contra chefões no final. O bacana é que a trama é contada através de cenas de corte que utilizam o próprio motor do jogo, dando mais naturalidade à narrativa.

Durante sua jornada, você encontrará vários itens colecionáveis, além de técnicas de combate que podem ser aprimoradas. Tudo isso é rastreado por um índice de porcentagem que aparece ao final de cada estágio dos capítulos. Depois de finalizar uma fase, você provavelmente desbloqueará diversos desafios específicos, o que encoraja a repetir um nível anteriormente completado.

Chefes colossais

É claro que finalizar um nível não será uma tarefa tão fácil assim. Castlevania traz inimigos simplesmente gigantescos, que precisam ser “amaciados” com ataques sucessivos para que possam ser devidamente aniquilados. É aquela velha história: o jogador desvia do oponente, dá alguns golpes e espera até que ele fique tonto para, enfim, completar os minigames de contexto e desferir o golpe final. Vale ressaltar que alguns chefes parecem ter saído diretamente de Shadow of the Colossus, pois são criaturas de pedra gigantescas.

Alguns inimigos, contudo, não serão apenas massacrados por Gabriel. O personagem também é capaz de capturar e domar criaturas de toda sorte. Dentre os exemplos, temos uma aranha gigante, um Warg, um Warthog e até um Troll. Cada um deles conta com habilidades especiais, possibilitando ao jogador passar por locais de difícil acesso para aqueles que estão a pé.

Os monstrengos também podem ser bem úteis durante alguns puzzles, que, caso contrário, jamais poderiam ser solucionados. Os momentos sobre as criaturas não duram muito, mas prometem ser extremamente intensos. Um exemplo é quando Gabriel pilota um Troll que, com seus punhos, explode seus oponentes, deixando apenas litros de sangue espalhados pelo ambiente.


Mas existem alguns momentos em que a pancadaria não será a melhor solução. Um exemplo ocorre quando Gabriel se encontra com um monstro em um lago congelado. Seus ataques convencionais jamais seriam capazes de destruir a fera. Sendo assim, o personagem deve esperar até que a criatura falhe para que Gabriel use seu chicote e, então, subir até o ponto fraco dela. Esse momento exige uma boa combinação entre agilidade e precisão, já que um movimento errado pode fazer com que o monstrengo lance Gabriel pelos ares.

Aprimorando a aventura

Durante o jogo, você terá acesso a novas habilidades e armas conforme prossegue em sua jornada. Gabriel também encontrará vários tipos de mágicas, as quais são utilizadas com o uso de orbs. Esses cristais são adquiridos quando o jogador elimina os oponentes ou em fontes especiais.

A energia pode ser alocada em dois medidores diferentes. Um deles é o Light Energy. Uma vez depositados aqui, Gabriel ganha um brilho azulado e seus ataques preenchem sua vida. O outro medidor é o de Dark Magic, que torna os ataques do protagonista mais poderosos. Sem dúvidas, um elemento que adiciona bastante estratégia à jogabilidade.

Os ambientes da aventura são épicos, lembrando mais um jogo extremamente fantasioso do que os castelos claustrofóbicos da série. Tudo isso decorado com muitos detalhes, incluindo vida selvagem como pássaros e até sapos.

Castlevania: Lords of Shadow tem tudo para ser um dos grandes jogos desta geração. Pancadaria, puzzles, monstros gigantescos e o bom e velho clima da série retornam para acalmar os ânimos dos fãs. O jogo chega às lojas no dia 5 de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails