BlogBlogs.Com.Br

Sonic Generations

|

Novo Sonic... Nova esperança


Acreditar em uma nova proposta envolvendo o mascote da SEGA tem sido cada vez mais complicado. Mesmo entre os fãs mais fervorosos da série, a política do “agora vai!” tem perdido progressivamente seu fôlego — chegando quase a se extinguir em Sonic Unleashed.


É claro que, justiça seja feita, Sonic The Hedgehog 4: Episode 1 representou uma bela guinada, provando que o pessoal do Sonic Team ainda conseguia forjar um bom Sonic à moda antiga. Mas a questão é justamente esta: trata-se, essencialmente, de um novo-velho jogo do Sonic... Resultado das dificuldades óbvias em trazer, finalmente, o ouriço para as novas gerações de consoles.





Mas aparentemente novos ares tem chegado a Green Hill. Por um lado, Sonic Colors deu mostras de que sim, é possível produzir algo genuinamente novo tendo Sonic como protagonista.


Por outro lado, é impossível para qualquer fã não se encher novamente de entusiasmo diante da proposta de Sonic Generations. A fim de comemorar os 20 anos do personagem, a SEGA resolveu apostar em uma abordagem tão radical quanto promissora: as versões antigas e novas do ouriço em um mesmo bom jogo.


Novo e velho Sonic
Eis a “história” que deve embalar o crossover bastante particular da SEGA: o Sonic dos dias modernos — com olhos verdes e estranhamente inclinado a dizer coisas como “cool!” — volta no tempo e se encontra com sua contraparte dos dias áureos da série. Ambos então juntam forças contra uma ameaça terrível que pretende destruir o passado... Sobre a qual nada foi mencionado até o momento (supõe-se que a ameaça não seja o próprio Sonic Team).


Ok, a história realmente não é das mais fortes. Mas esse realmente nunca foi um ponto central na franquia. Além disso, a BioWare não está envolvida no processo, o que afasta alguns prognósticos mais pessimistas — para mais detalhes, basta conferir Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood. Mas não, esse não parece ser o caso aqui.


Os melhores elementos de Sonic juntos


A proposta do Sonic Team para Generations poderia ser colocada da seguinte forma: todos os elementos que constituíram os melhores títulos do ouriço juntos em um só jogo. De um lado, há o Sonic clássico, cujo estilo se mantém exatamente o mesmo dos seus anos dourados no Mega Drive — no tempo que em que um botão de pulo e um direcional digital resolviam todo o problema.


Por outro lado, há os espaços tridimensionais acrobáticos do Sonic Moderno, completo com todos os seus elementos característicos: pulo direcionado, ataques dash e um senso de velocidade diferenciado.





No que diz respeito especificamente às fases clássicas de Generations, uma entrevista concedida pelo produtor-executido Takashi Iizuka ao site IGN.com pode ser bastante útil. Quer dizer, quando se pensa em uma releitura dos primeiros jogos do personagem... É fácil chegar a Sonic 4: Episode I, não? “Em [Sonic the Hedgehog 4: Episode I, nós realmente não revisitamos a velha física [da série], nós tentamos criar algo novo”, afirma Iizuka.


E ele continua: “O que nós fizemos foi em resposta aos pedidos dos fãs”. Já com Sonic Generations, “nós criamos um jogo completamente diferente, com reações físicas completamente diferentes”. Em outras palavras, embora Sonic 4 tenha oferecido um vislumbre dos primeiros anos da franquia, não há ali o mesmo feeling que se pode encontrar em Generations.



É impossível não sentir uma ponta de nostalgia ao apreciar a nova-velha Green Hill Zone. Aparentemente, está tudo ali — embora o resultado seja uma espécie de fusão entre várias construções da fase lançadas ao longo dos anos... E o mesmo deve ocorrer com vários cenários clássicos da série.


Mas paralelamente, há seções em 3D baseadas em Unleashed e Colors, nas quais a câmera gira insanamente por todos os lados, contemplando ângulos verdadeiramente cinemáticos — contribuição de Sonic Adventure, é claro. E o mais interessante: cada cenário é forjado tanto em 2D quanto em 3D, já que todos eles estão disponíveis para as duas versões do ouriço.


Quer dizer, que tal uma Chemical Plant inteiramente tridimensional? Conforme dito, é difícil conter o entusiasmo. Até porque, Sonic Generations deve jogar nesses cenários um ouriço rápido e implacável, o mesmo personagem que ajudou a construir a infância de muita gente — espere, por exemplo, encontrar ranques online com os melhores tempos.


Enfim, resta agora saber se a propaganda e a retórica do Sonic Team realmente se justificam. Uma aposta? Tudo indica que sim. Afinal, está tudo aqui: novo Sonic e velho Sonic reunidos com todos os melhores elementos da série pelo motivo bastante plausível dos lapsos temporais. Ok, pode demonstrar alguma esperança. Você com certeza não será o único.





Sonic Generations tem lançamento previsto para o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails