BlogBlogs.Com.Br

XBOX 720

|

Especificações técnicas do Durango (Xbox 720) vazam na rede

                  

Esquema técnico mostrando como é o Durango por dentro (Fonte da imagem: Reprodução/VG Leaks)Na última quinta-feira, o site VG24/7 alegou ter ouvido de algumas fontes detalhes a respeito dasespecificações técnicas dos sucessores do Xbox 360 e do PlayStation 3 durante a CES 2013. Agora, o site VG Leaks, especializado em vazamentos relacionados à indústria dos games, divulgou aquilo que parece ser as configurações técnicas definitivas do Durango, como está sendo chamado pela Microsoft o próximo console que a companhia está desenvolvendo.

As especificações divulgadas coincidem em muitos aspectos com as especulações anteriores, reforçando a proximidade com os componentes daquilo que se espera também do rival PlayStation 4.

CPU - O cérebro da máquina

O processador do Durango utiliza a arquitetura x64 e conta com oito núcleos, rodando cada um deles a 1,6 GHz. Segundo a fonte, ele em pouco se difere do modelo adotado pela Sony, possuindo 32 KB de memória cache L1 e 4 MB de cache L2. Confira a lista detalhada abaixo:
Arquitetura x64;
8 núcleos operando a 1,6 GHz;
Memória cache L1: 32KB (para instruções) + 32KB (para dados);
Memória cache L2: 4MB (2MB por módulo);
2 módulos com 4 núcleos de processamento cada.

Cada núcleo do processador possui ao menos um processo (thread) de hardware, totalmente independente do restante, não tendo que compartilhar recursos. Cada um desses threads é supostamente capaz de realizar duas operações por ciclo (clock).

GPU - Mastigando os gráficos da nova geração

Tratando da unidade de processamento gráfico do novo Xbox, a lista sugere um modelo operando na velocidade de 800 MHz, já com capacidades para instruções em Direct 3D 11.1 - a presente no mais novo DirectX, trazido ao mercado até o momento de forma exclusiva para o Windows 8.

Notem que alguns aspectos ainda carecem de mais explicações, como é o caso do sensor sempre ativo, para interfaces de usuário. Mais uma vez, a lista de especificações detalhadas abaixo:
GPU Direct 3D 11.1;
12 núcleos para operações de shaders (subdivididos em 768 threads);
Desempenho de pico: 1,2 trilhões de operações de pontos flutuantes por segundo;
Sensor de alta-fidelidade para Interfaces Naturais de Usuários (NUI), sempre ligado.

O truque da memória

Apesar de utilizar memória RAM do tipo DDR3 (mais lenta que a GDDR5 que estará, de acordo com boatos, no Orbis), o esquema divulgado pelo VG Leaks apresenta uma arquitetura bastante inteligente que consegue compensar isso. Ao ligar a GPU do console simultaneamente às memórias RAM e SRAM, a largura de banda é otimizada para 170 GB por segundo. Veja os detalhes a seguir:
8 GB de memória RAM DDR3 (largura de banda de 68 GB por segundo);
32 MB de memória rápida SRAM (ESRAM) (largura de banda de 102 GB por segundo);
Largura de banda combinada de 170 GB por segundo;
HD sempre presente;
Compatibilidade com discos Blu-ray de 50 GB.

Conexão de redes

Compatibilidade com os sistemas Ethernet Gigabit (cabo), Wi-Fi e Wi-Fi Direct.

Aceleradores de Hardware

Estes são alguns componentes presentes no console para realizar algumas tarefas específicas e, desse modo, amplificar o potencial do hardware. Enquanto o site VG Leaks promete revelar nas próximas semanas a função exata de cada elemento do console, é possível imaginar que os primeiros itens dessa lista são dedicados especialmente ao Kinect (ou seu provável sucessor) – tornando melhor o seu desempenho. Veja abaixo:
Engines de movimento;
Codecs de Imagem, Vídeo e Áudio;
Sistema MEC (sigla em inglês para Cancelamento de Eco Multicanal) do Kinect;
Engine de criptografia para codificação, decifração e hashing.

A lista não divulga maiores informações a respeito do sistema operacional do console, mas alguns detalhes (como a presença do DirectX 11.1) apontam para a utilização de uma versão do Windows 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails