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Motorstorm: Apocalypse

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Sobreviva. Se possível, em primeiro lugar

Imagine que 2012 chegou, e todas as piadinhas se tornaram realidade. É realmente o fim do mundo, pelo menos para a cidade americana de West Coast. Abalada por uma série de desastres naturais, a antes próspera metrópole foi transformada em uma deserta montanha de destroços, depois que todos os habitantes evacuaram o local em busca de segurança.

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Alguns persistentes, porém, insistem em permanecer na cidade. É possível pensar que eles não têm para onde ir e, já que perderam tudo, estão tentando reconstruir suas vidas. Ou talvez estejam em busca de comida ou realizando saques dos poucos objetos valiosos que restaram. Nenhuma destas alternativas poderia estar mais errada.

Em Motorstorm: Apocalypse, o objetivo da permanência dos lunáticos, como são chamados pelo próprio game, é a velocidade. O único objetivo dos participantes destas corridas mortais é chegar em primeiro lugar, não importa o que seja necessário fazer durante o percurso.

Mostrando a que veio

Uma demo do game foi disponibilizada no dia 8 de março, exclusivamente na PlayStation Network europeia. Mesmo contando com apenas um circuito e dois veículos, a versão para testes é uma exibição clara da disposição da Sony e do Evolution Studios: levar a franquia Motorstorm a patamares nunca antes alcançados.

Isso é obtido por meio da grandiosidade dos cenários, que contam com diversos caminhos a serem seguidos e muitos escombros como obstáculos. A pista é extremamente dinâmica e diversos objetos interagem na tela simultaneamente. Pedras, destroços, carcaças de veículos e até mesmo pessoas aparecem durante todo o tempo e, na maioria das vezes, representam um obstáculo para os jogadores.

Este dinamismo, porém, fica mais evidente no momento em que uma fábrica simplesmente desaba diante dos olhos do jogador, alterando completamente o caminho utilizado pelos pilotos. Nestes momentos, é possível assistir à destruição de camarote, ativando a câmera lenta com o botão L2.


Para todos os gostos

Os desenvolvedores também parecem dispostos a agradar diversos tipos de jogadores. Este desejo se torna evidente logo no início da demo, quando é possível escolher um tipo de controle. Enquanto algumas opções são feitas sob medida para aqueles que estão acostumados com games de corrida da atual geração, outras privilegiam os jogadores das antigas, com posicionamento de botões refletindo clássicos do gênero.

Este dinamismo, porém, fica mais evidente no momento em que uma fábrica simplesmente desaba diante dos olhos do jogador, alterando completamente o caminho utilizado pelos pilotos. Nestes momentos, é possível assistir à destruição de camarote, ativando a câmera lenta com o botão L2.

Para todos os gostos

Os desenvolvedores também parecem dispostos a agradar diversos tipos de jogadores. Este desejo se torna evidente logo no início da demo, quando é possível escolher um tipo de controle. Enquanto algumas opções são feitas sob medida para aqueles que estão acostumados com games de corrida da atual geração, outras privilegiam os jogadores das antigas, com posicionamento de botões refletindo clássicos do gênero.



Esta diferença entre perfis de usuário também é refletida nos dois tipos de veículo disponíveis na versão. O Super Car, primeiro deles, é voltado para jogadores que já têm certa experiência na pilotagem. Por ser mais pesado, o carro possui certa dificuldade nas curvas mais fechadas e exige que o jogador saiba dosar freio e aceleração para não acabar morrendo.

Para compensar esta falha, o veículo é mais robusto e, por isso, é capaz de passar por cima de muitos obstáculos encontrados em seu caminho. Isso inclui também as carcaças de oponentes batidos ou motociclistas desavisados que insistirem em cortar o jogador.

A Super Bike é o total oposto. Mais rápida, a moto é bem mais fácil de ser pilotada, além de poder passar por cantos muito apertados do cenário. O veículo também é capaz de permanecer por mais tempo no ar durante os saltos, dando ao jogador um pouco mais de tempo para planejar as ações que serão tomadas a seguir.



Por outro lado, o corpo do motociclista está completamente desprotegido, tornando-o extremamente vulnerável. Desta forma, é preciso tomar mais cuidado com os obstáculos pelo caminho. Os oponentes, a bordo de carros, também se aproveitam dessa fraqueza e tentam espremer o jogador entre dois veículos, ou atirá-lo dos penhascos sem dó.

Outra característica interessante é o turbo semi-infinito, que pode ser utilizado diversas vezes durante toda a corrida. É preciso ficar atento, porém, ao nível de aquecimento do veículo. Caso o nitro fique ativado por tempo demais, o carro acaba explodindo, causando o efeito contrário do desejado com sua utilização.

Motorstorm: Apocalypse chega em 12 de abril, exclusivamente para o PlayStation 3.

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