BlogBlogs.Com.Br

Conheça o PlayStation Vita, o novo portátil da Sony

|

PayStation Vita

Chegou a hora de guardar seu PSP naquela gaveta e se preparar para a nova geração de consoles portáteis. Na noite do dia 6 de junho, o PlayStation Vita foi oficialmente anunciado pela Sony durante sua conferência na E3 2011 e, para a alegria de quem estava à procura de um aparelho de bolso, a novidade conseguiu empolgar até mesmo quem não esperava nada do produto.

No entanto, a apresentação não chegou a ser uma surpresa. Como o dispositivo já havia sido exibido anteriormente e com direito até mesmo a algumas demonstrações técnicas, as expectativas em torno do pronunciamento da gigante japonesa nesta edição da Electronic Entertainment Expo giravam em torno do nome oficial, títulos disponíveis e, principalmente, o valor cobrado do novo brinquedo. Como não podia deixar de ser, tudo isso foi devidamente revelado.


O fantástico NGPA evolução do PSPOs rumores de que a Sony preparava um sucessor para o PSP são um tanto quanto antigos. Os boatos e suposições surgiram ainda em meados de 2010, sempre com alguma suposta fonte interna garantindo que um novo aparelho estaria por vir. Porém, foi somente no PlayStation Meeting 2011, evento realizado pela companhia no início deste ano, que as histórias se tornaram realidade e o NGP foi, pela primeira vez, apresentado ao mundo.

O nome-conceito já deu uma prévia do que o console seria: um portátil da próxima geração. Mais do que isso, as funcionalidades e a própria configuração do aparelho faziam jus ao codinome, principalmente por oferecerem uma experiência de jogo diferenciada e com um potencial gráfico anos-luz à frente da concorrência.

De fazer inveja
Basta olhar para o PlayStation Vita para perceber as adições feitas pela Sony e as novidades preparadas para o tão comentado portátil. Embora se pareça muito com seu antecessor, o interior do NGP vai além de qualquer outro console de bolso lançado até hoje.

A começar por seu processador ARM Cortex-A9 Core de quatro núcleos, que fará com que o cálculo de dados do dispositivo seja feito muito mais rapidamente que no PSP. Situação semelhante é a da GPU SGX543MP4+, que também possui quatro unidades de computação. Sabe o visual que fez muita gente enlouquecer? Essas duas peças são as responsáveis por termos um portátil com potencial quase que equivalente ao do PlayStation 3 e de maneira estável.


Mas o que todas essas siglas significam na prática para o jogador comum? Exceto se você for um apaixonado por equipamentos, é muito difícil que esse amontoado de letras e números tenham algum significado. Porém, independente de seu nível de conhecimento, esses componentes do PS Vita vão fazer que o tempo de jogatina seja ainda melhor.

Na ponta dos dedosAs novidades da SonyAinda que as especificações do Vita sejam impressionantes, foi nas novidades visíveis que a Sony se destacou. A começar pela tela OLED de 5 polegadas com resolução de 960 x 544 pixels. Além de ser muito mais brilhante e com contrastes maiores que o visor LCD de seu antecessor, o novo display também é sensível a múltiplos toques.

É exatamente nesse ponto que a empresa está focando seus esforços. De forma semelhante ao que a Nintendo fez com a introdução da tecnologia no DS, todas as demonstrações e anúncios feitos pela fabricante do PlayStation giram em torno da possibilidade de o jogador utilizar os dedos como forma de controle.

Outra novidade semelhante é o tão comentado touchpad, localizado na parte traseira do portátil. Conforme apresentado no evento de janeiro, o recurso funcionará mais do que um simples complemento à jogabilidade clássica, ou seja, alguns títulos usarão a função em atividades específicas.

Em conjunto, essas duas adições devem trazer possibilidades de criação muito maiores às desenvolvedoras. Nos exemplos apresentados tanto na PlayStation Meeting 2011 quanto na conferência na E3, a Sony exibiu games que usavam a ponta dos dedos de maneira única. ModNation Racers é um ótimo caso, pois a touchscreen permite que o usuário desenhe o trajeto da pista enquanto o sensor traseiro é usado para o ajuste de relevo. Simples e intuivo, mas fantástico ao mesmo tempo.

Porém, os botões clássicos não foram esquecidos. A grande novidade está na incorporação de um novo direcional analógico, feito para acabar com um dos principais problemas do PSP. Conforme pôde ser visto nas exibições feitas no evento, a alavanca extra facilita o controle de câmera em jogos de ação - isso sem falar na similaridade com o próprio Dual Shock, o que deve facilitar a adaptação de jogabilidade em títulos cross platforming.

Um jogo fora dos consolesOu como as câmeras vão ampliar a forma com que você joga video gameSe você acompanha o mundo dos portáteis, certamente já deve ter percebido que a adição de câmeras é uma tendência já incorporada e que, pensando de maneira mercadológica, não faz sentido uma fabricante ir contra essa exigência do público. O próprio PSP já possuía um acessório que permitia ao usuário tirar fotos ou executar games em realidade aumentada, mas ele não era integrado ao console – algo que se tornou regra após o lançamento do Nintendo DSi.

Sendo assim, o PlayStation Vita terá duas câmeras, sendo uma na parte frontal do aparelho, próximo aos botões, e outra na traseira. A resolução dessas lentes varia entre VGA (640 x 480 pixels) e QVGA (320 x 240), com uma taxa de quadros por segundo definida em 60 fps e 120 fps, respectivamente.

No entanto, o principal recurso oferecido com a chegada desses componentes é a possibilidade de adicionar elementos de realidade aumentada em diversos títulos. Esse é um dos conceitos citados pela Sony durante a E3 2011: trazer os jogos para o mundo real e fazê-los parte de sua vida.

Essa expansão da experiência foi demonstrada em LittleBigPlanet, um dos principais jogos anunciados para o Vita. Nele, o jogador pode usar a câmera para fotografar algum objeto ou pessoa e, com isso, criar um item personalizado. Já pensou como seria ter uma construção com o formato de seu rosto?

Mais games foram prometidos com suporte à tecnologia, embora a empresa não tenha especificado quais são ou qual é o estúdio responsável. Contudo, podemos esperar conceitos inovadores, criativos e divertidos.

Sacudindo o portátil

A imersão do PlayStation Vita, no entanto, vai além do uso somente das câmeras. Como apresentado durante o evento da Sony em janeiro, o portátil também terá sensores de movimento, algo que deve ampliar a jogabilidade em vários aspectos.

Conforme anunciado anteriormente, o NGP possuirá um giroscópio e um acelerômetro, cada um com três eixos de sensibilidade. Isso permitirá que você desloque seu console para que a ação seja captada pelo jogo, possibilitando uma interação muito mais dinâmica e participativa. A ideia é oferecer uma jogabilidade semelhante à disponibilizada pelo Sixaxis do Dual Shock 3 no PlayStation 3, mas de maneira muito mais intensa.


Prévias do funcionamento dessa aplicação não faltam. Em Uncharted: Golden Abyss, por exemplo, você terá de equilibrar o personagem a partir da estabilidade do console – algo semelhante ao que era feito em Drake's Fortune. Em outro jogo apresentando na PlayStation Meeting 2011, é possível virar o Vita em 90° sem que a imagem da tela seja alterada, ou seja, é como se a tela se transformasse em uma janela e a única mudança fosse no recorte da cena visualizada.

O mundo em seu bolsoMultiplayer em qualquer lugarSe apenas as novidades técnicas do PlayStation Vita já fizeram com que muita gente começasse a guardar dinheiro para comprar um, a confirmação do acesso à internet pelo portátil e suas respectivas inovações apenas aumentaram as expectativas em torno do sucessor do PSP.

Além da já tradicional compatibilidade com redes Wi-Fi, o “ex-NGP” também terá modelos com 3G, o que permitirá que o console permaneça conectado em qualquer lugar e a todo o momento. Para isso, os aparelhos com esse tipo de tecnologia terão uma entrada a mais, destinada aos cartões SIM. Além disso, conforme anunciado pela Sony em sua conferência na E3, a empresa firmou uma parceria com a operadora AT&T para a distribuição de sinal banda larga nos Estados Unidos.


Para os brasileiros, as notícias não são tão boas. Por ser um produto de telecomunicação, a edição nacional do PlayStation Vita só poderá ser comercializada após a homologação da Anatel, o que pode fazer com que a chegada ao mercado nacional demore mais do que o esperado. Além disso, os equipamentos com 3G terão de ser trazidos por alguma companhia de telefonia móvel, deixando o valor repassado ao consumidor um pouco mais caro. Basta comparar a situação com o iPhone ou iPad para ter uma ideia.

Integração social

Diante desse empecilho em relação ao Brasil, você deve estar se perguntando qual a razão que justificaria a compra do NGP com essa conexão onipresente. O principal motivo pelo qual é necessário estar sempre online é a integração que o console possui com a PlayStation Network.

Como você já pôde perceber, o aparelho recebeu uma nova interface e abandonou a velha Cross Media Bar (XMB) do PSP para adotar a chamada LiveArea, em que os ícones ficam dispersos na tela e são acessados a partir da própria tela multitoque. A partir dessa nova entrada, o usuário terá acesso aos novos recursos online e sociais do dispositivo.


O primeiro é o Near, serviço de localização apresentado durante o PlayStation Meeting que utiliza o GPS integrado para encontrar outros consoles e suas respectivas contas na PSN. Assim, ao entrar em um raio de proximidade, o próprio Vita irá indicar quem está por perto, permitindo que você veja quais games essa pessoa joga e quais troféus ela conquistou.

Além disso, há o recém-anunciado Party, uma ferramenta de conversação em texto e voz. O interessante é que ele pode ser utilizado tanto quando os jogadores estão no mesmo título quanto em aplicações diferentes, como navegação na internet.

Por fim, foi apresentada uma espécie de própria ligação social presente em muitos games futuros. Em Ruin, por exemplo, os dados de seus amigos na PlayStation Network podem ser importados para a criação de companheiros de batalha ou rivais.

Todos esses elementos mostram que o NGP vai além de simplesmente trazer jogos de alta qualidade para um console portátil. Como os próprios executivos da Sony afirmaram durante a conferência na E3, a proposta é expandir as funcionalidades para a própria vida do usuário, dando sentido ao nome “Vita”, que significa “vida” em latim.

Cross-platformingDo Vita para o PS3. E vice-versaQuando o NGP foi apresentado durante o PlayStation Meeting, no final da janeiro, muitos desenvolvedores elogiaram o novo portátil da Sony, principalmente por conta de suas capacidades técnicas. No entanto, foi o discurso de Hideo Kojima, criador da série Metal Gear, que mais chamou a atenção.

Segundo Kojima, o sucessor do PSP permitiria a tão sonhada jogabilidade entre plataformas, ou seja, quando um título de PS3 pode ser continuado no aparelho de bolso. Ainda que não tenhamos visto esse tipo de conexão na prática, sabemos que ela existe.

O próprio diretor demonstrou a tecnologia, batizada de Transfarring na conferência da Konami na E3 deste ano. Embora ela tenha sido anunciada inicialmente como uma compatibilidade entre arquivos salvos do PS3 e do PlayStation Portable, ele já afirmou que o próximo passo do projeto é transferir jogos completos para o Vita.

Mídias e conexões

Eis o grande mistério do Vita. Embora alguns detalhes sobre o uso de cartões e conexões tenham sido revelados anteriormente, ainda não há uma confirmação sobre que tipo de mídia o novo portátil utilizará. Sabemos que a Sony decidiu abolir o UMD do PSP, mas seu sucessor não foi apresentado.

Durante o PlayStation Meeting, a companhia afirmou que o aparelho utilizaria um dispositivo específico. Já nas especificações publicadas pela companhia logo após a conferência da E3, é possível conferir que o NGP vai possuir uma entrada para o chamado “PS Vita card”. Embora não seja nada conclusivo, acreditamos que se trata de uma mídia semelhante ao SD para o armazenamento de jogos.

Além disso, foi confirmada a existência de slots para cartões de memória e de uma entrada USB – que muitas pessoas que puderam conferir o console afirmaram ser de um tamanho diferente do padrão, o que significa que a Sony vai usar um cabo específico. Já sobre a duração da bateria, nada foi comentado.

Jogos anunciadosMotivos que fazem o Vita valer a pena (ainda mais)A conferência da Sony na E3 não trouxe muitas novidades técnicas sobre o Vita, mas apresentou diversos games que estarão presentes no novo portátil. Com uma qualidade visual de encher os olhos, os títulos anunciados demonstraram todo o potencial do console, seja na parte gráfica quanto em suas funcionalidades.


Alguns já foram citados, como Uncharted: Golden Abyss, LittleBigPlanet e ModNation Racers, além do inédito Ruin. No entanto, o sucessor do PSP possui muito mais armas do que isso e capaz de abranger diferentes gêneros.

Entre eles está a grande surpresa do evento naquela noite: Street Fighter X Tekken. Além de ser uma versão de bolso de um dos mais aguardados crossovers dos games, a edição do NGP também terá a participação de Cole MacGrath, protagonista da série inFamous, como personagem jogável – uma adição e tanto para os fãs das três franquias.


Outros títulos também foram apresentados durante a PlayStation Meeting, enquanto mais alguns surgiram de maneira rápida em um vídeo na E3, mas que puderam ser conferidos pelos visitantes da feira. São eles:
Sound Shapes
Little Deviants
Hot Shot Golf
Reality Fighters
Hustle Kings
WipEout
Super Stardust Delta

Ainda há a promessa de que outras franquias de peso cheguem ao console. É o caso de Resistance, Killzone, Monster Hunter Portable 3 e Call of Duty. Entretanto, nenhuma menção a esses jogos foi feita pelos executivos da Sony, Kaz Hirai e Jack Tretton.

Em compensação, foi publicada uma extensa lista de estúdios que firmaram parceria com a companhia para desenvolver e publicar games para o Vita.

No Japão:

ACQUIRE Corp.
ALPHA・UNIT CO.,LTD
ALVION Inc.
AQ INTERACTIVE INC.
AQUAPLUS Co.,Ltd
ARC SYSTEM WORKS Co.,Ltd.
ARIKA CO.,LTD.
ARTDINK CORPORATION
ASCII MEDIA WORKS Inc.
ASGARD Co.,Ltd.
Aspect Co.,Ltd.
BROCCOLI Co.,Ltd.
Capcom Co., Ltd.
CHUN SOFT CO., Ltd
Codemasters Software Company Limited
Crafts & Meister Co.,Ltd.
CyberConnect2 Co.,Ltd.
CYBERFRONT Corporation
D3 PUBLISHER Inc.
DIGITAL WORKS ENTERTAINMENT INC.
Dimps Corporation
dorasu corporation
Edia Co., Ltd.
ENTERBRAIN, INC.
FromSoftware, Inc.
Gameloft K.K.
GANBARION Co.,Ltd.
Genki Co.,Ltd.
Grasshopper Manufacture Inc.
GungHo Online Entertainment,Inc.
GUST CO.,LTD.
HAMSTER Corporation
HUNEX CO., LTD.
IDEA FACTORY CO., LTD.
Ignition Entertainment Ltd.
IMAGICA DIGITALSCAPE Co.,Ltd.
Index Corporation (Atlus)
IREM SOFTWARE ENGINEERING INC.
Jorudan Co.,Ltd.
KADOKAWA GAMES,LTD.
Kadokawa Shoten Publishing Co., Ltd.
KAGA CREATE CO., LTD
Konami Digital Entertainment Co., Ltd.
LEVEL-5 Inc.
MAGES.Inc.(5pb.)
Mainichi Communications Inc.
Marvelous Entertainment Inc.
media5 Corporation
NAMCO BANDAI Games Inc.
Nihon Falcom Corporation
Nippon Ichi Software, Inc.
NOWPRODUCTION, CO.,LTD
OaKs co.,Ltd.
PAON CORPORATION
POLYGON MAGIC, INC.
PROTOTYPE CO.,LTD.
Q Entertainment Inc.
SAFARI GAMES., Ltd
SEGA CORPORATION
SilverStarJapan Co., Ltd.
SNK PLAYMORE CORPORATION
Sonic Powered co.,Ltd.
Spike Co.,Ltd
SQUARE ENIX Co., Ltd.
Starfish-SD Inc.
SUNCORPORATION
SystemPrisma Co.,Ltd.
SystemSoft Alpha Corp.
TECMO KOEI GAMES CO., LTD.
TGL
TOMY Company,Ltd.
TOSE CO., LTD.
tri-Ace Inc.
Ubisoft K.K.
Views Co.,Ltd.
YUKE'S Co., Ltd.

Nos Estados Unidos:
Activision, Inc.
Capybara Games
“CCP”
Demiurge Studios
Electronic Arts
Epic Games Inc.
Far Sight Studios
Frima
High Voltage Software
Kung Fu Factory
Paramount Digital Entertainment
PopCap Games
Powerhead Games
Rockster Games
THQ
Trendy Entertainment
Ubisoft®
Warner Bros. Interactive Entertainment
2K Games
2K Sports

Na Europa:

Alawar
Allegorithmic, makers of Substance
Beatnik Games
Beatshpers
Blitz Games Studios
Broadsword Publishing Limited
Catalyst Outsourcing
“CCP”
Climax Studios Ltd
Codemasters®
Codeplay
Electronic Arts
Enigma Software Productions, SL
Eurocom Entertainment Software
Eutechnyx Ltd
Exient
Firelight Tech
Fresh3D
FUN labs
Gameloft SA
Gameshastra
Home Entertainment Suppliers PTY Ltd
Honeyslug
Icon Games
Impromptu Software Ltd
Just Add Water Ltd
Kuju Doublesix
Lexis Numérique
Mobile Interactive Group Ltd
Namco Bandai
NaturalMotion
Playerthree Ltd
Rebellion®
Rockstar Games
Rubicon Mobile
Sanuk Games
SEGA
Sidhe Interactive
Spinvector
Stainless Games Ltd
StormBASIC Games
Sumo Digital Ltd
Tag Games
Take2
The Game Atelier
THQ
Tonika Games
Trine Entertainment Ltd
Trinigy
Tru Blu Games
Ubisoft Entertainment SA
Umbra
VeeMee
ZAPPAR
Zen Studios Ltd
2K
505 Games

Preço e lançamento

O que realmente importaO momento mais aguardado do anúncio oficial do PlayStation Vita foi, sem sombra de dúvidas, a definição do preço. Embora muita gente acreditasse que o console seria um dos portáteis mais caros da história (principalmente por conta da tela OLED e da especificação técnica), o presidente global da Sony, Kaz Hirai, confirmou que a versão mais simples do sucessor do PSP custará US$ 250 – o equivalente a R$ 395 no câmbio atual.


O curioso é que esse é o mesmo valor de seu rival direto, o Nintendo 3DS. Sendo assim, os dois aparelhos de bolso da nova geração estarão disputando o mercado sem uma diferença de preço, o que deve tornar a competição muito mais acirrada. Já o modelo com Wi-Fi e 3G será um pouco mais caro e custará US$ 299 – cerca de R$ 475.

Já sobre a data de lançamento, resta uma dúvida. O presidente da Sony americana, Jack Tretton, disse ao site GameTrailers que o Vita chegará ainda neste ano, mas não deixou claro se estava falando de 2011 ou do período fiscal, que termina no final de março de 2012. Contudo, de uma forma ou de outra, o PS Vita já é uma realidade e deve estar nas lojas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails