BlogBlogs.Com.Br

Asura's Wrath

|

É para jogar ou assistir? Asura's Wrath parece mais um anime

É impossível deixar de associar Asura's Wrath com God of War: semideuses lutando contra panteões inteiros para conseguir a tão desejada vingança. Outro ponto de comparação está nas próprias mitologias hindu e budista, pois a divindade Asura possui o mesmo caráter bélico e colérico de Ares, deus grego da guerra. Contudo, a maior semelhança está nos combates, pois estes abusam de Quick-Time Events e contam com combos alucinantes.

A característica mais marcante em Asura's Wrath é a história dividida em episódios e a jogabilidade interdependente com a narrativa. Quando falo em episódios, o sentido é literal: o game realmente parece um anime. Foi daí que veio a pergunta “é para jogar ou assistir?”. Na demo, são pouquíssimas as chances de controlar, de fato, o personagem – metade dela você passa assistindo aos diálogos e às cenas de luta.

Imortal, mas nem tanto

Quem conhece a mitologia budista, logo percebe que uma de suas histórias foi adaptada para se tornar o roteiro de Asura's Wrath: após vencer incontáveis guerras para os deuses, Asura é traído e acusado falsamente pelo assassinato do imperador, tendo sua esposa morta e a filha sequestrada. Considerado uma ameaça, os outros deuses se juntaram para bani-lo para a Terra, cortando-o em dois no processo.

Mesmo sendo imortal, as feridas de Asura demoram a fechar... Mais especificamente, 12 mil anos. Depois de tanto tempo inconsciente, o semideus acorda e, eventualmente, recupera a memória. Durante uma luta, ele descobre que sua filha continua viva e foi transformada em sacerdotisa das Sete Divindades, sendo obrigada a usar suas habilidades para aumentar o poder dos outros deuses.



“Tem algo vindo em minha direção...”

Até aí tudo bem, a história faz sentido. Mas de onde vieram as naves espaciais? No capítulo 5, disponível na demo, tudo corre bem e você apenas é esmagado algumas vezes por um gigante de pedra, nada de mais. De repente, no entanto, ele começa a soltar mísseis teleguiados contra você e, em seguida, chama uma espécie de nave espacial que atira usando armas laser!

Para deixar as coisas ainda mais irreais, a divindade decide parar de brincar e ativa os poderes concedidos pela filha de Asura, transformando-se num colosso com a barriga do tamanho da própria Terra. Na outra batalha da demo, o inimigo faz sua espada crescer e, depois de atravessá-la no peito do herói, ela simplesmente cruza o planeta e aparece do outro lado.

Embora tudo isso seja bonito de ver, a parte de ficção científica parece estar sobrando no jogo: ver os braços de Asura serem despedaçados seria mais interessante se eles não fossem meramente de metal.



Eu quero jogar logo!


Pode parecer provérbio budista, mas a melhor qualidade de Asura's Wrath é também o seu maior defeito: a grande quantidade de Quick-Time Events. Por quê? Ora, pois assim você praticamente não joga, só assiste às animações prontas do game e aperta um botão ou outro ocasionalmente.

Por ser feito para parecer um anime, contando até mesmo com pausa para os “comerciais” (tela de carregamento), todo o roteiro dos episódios é extremamente linear. Não apertou um botão em tempo? A cena se repete e você volta do início, até conseguir ou morrer. Depois de muita pancadaria e uma meia dúzia de botões apertados em momentos pré-definidos, Asura acumula raiva suficiente para terminar a luta com um golpe superpoderoso.

Diferente do esperado, os poucos momentos em que é realmente possível controlar o herói diretamente não proporcionam muita diversão: os movimentos do semideus são um tanto lentos e ele conta com apenas uma sequência de cinco golpes, tornando seus ataques extremamente repetitivos – sensação semelhante acontece quando você erra um botão num Quick-Time Event.



Cale a boca!

A trilha sonora em Asura's Wrath é marcante e os efeitos sonoros, muito bem elaborados. Um bom exemplo disso acontece no episódio 11 da demo: uma sinfonia famosa começa a tocar ao fundo e continua durante o combate, tornando-o ainda mais épico. Em relação à dublagem em inglês, ela deixa um pouco a desejar porque os personagens não possuem muita emoção (muito embora estejam gritando).

Sabe quando você está jogando novamente uma mesma fase e quer pular os diálogos? Pois em Asura's Wrath você tem uma opção muito engraçada para não escutar baboseiras: calar a boca do oponente. Isso mesmo, enquanto ele está falando, você pode simplesmente pular em sua direção e socá-lo com toda a força.



Continua no próximo episódio...

Ainda não acreditou que Asura's Wrath é praticamente um anime interativo? Então dê uma boa olhada nos seus gráficos. Estes são baseados na Unreal Engine e apresentam um efeito semelhante, mas diferente, de cel-shading. O resultado? Algo muito estranho. Apesar disso, os efeitos usados durante as animações de combate tornam as imagens semelhantes aos usados nos mangás japoneses.

No geral, o game é bonito. Todavia, muitos detalhes saltam aos olhos, como a textura da pele dos personagens – além de não ser muito realista, seu brilho faz parecer que todos estão besuntados em óleo.

Somando tudo, Asura's Wrath é um bom título e apresenta uma proposta peculiar que promete agradar a muita gente. Como jogo de ação, no entanto, ele deixa a desejar por fazer uso exagerado dos Quick-Time Events. Talvez essa seja apenas a impressão passada pela seleção específica de episódios da demo e o jogo em si seja muito mais completo. Isso, no entanto, só o lançamento poderá confirmar.

Quando?

Asura's Wrath estará disponível nos Estados Unidos a partir do dia 21 de fevereiro – dia 24 na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails