BlogBlogs.Com.Br

DotA 2

|

Em time que está ganhando não se mexe

Que DotA 2 está em fase de testes já era conhecido, porém você chegou a jogar o game? Infelizmente, para a maioria a resposta é negativa, pois embora a versão Beta esteja aberta ao público, você precisa de muita sorte (ou bons contatos) para receber uma chave de ativação e liberar o game no Steam.

Mas por que ele roda exclusivamente via Steam? A razão é simples: grande parte do desenvolvimento do jogo está sendo realizada pela Valve – produtora famosa por franquias como Half-Life, Team Fortress, Portal e Left 4 Dead. Para garantir fidelidade ao famoso mod de Warcraft 3, no entanto, a empresa trabalhou em parceria com o Icefrog, um dos criadores do mapa.



Radiant ou Dire?

Se o primeiro Defense of the Ancients é conhecido pela grande quantidade de heróis disponíveis para escolher em cada time, DotA 2 não fica para trás, pois além de contar com os mesmos heróis do primeiro título, também apresenta novas opções de personagens. Apesar de similares, as habilidades de cada um foram alteradas de alguma maneira, de forma a melhorar o desempenho dos heróis em combate.

Por ainda estar em fase Beta, DotA 2 não apresenta a totalidade dos heróis existentes na franquia. Provavelmente, isso mudará com o lançamento da versão final do game: afinal, até os feriados de final de ano, a Valve estava liberando um novo personagem por semana, o que talvez volte a acontecer nos próximos dias.

Quase lá

A interface de DotA 2 é similar às de seus concorrentes diretos (Heroes of Newerth e League of Legends), os quais foram inspirados no DotA original – o primeiro game do seu gênero. Entretanto, um problema nela é que algumas opções ainda estão incompletas.



Por exemplo, na criação de jogos privados, os quatro níveis de Inteligência Artificial selecionáveis para os bots são: “Normal”, Normal”, “Normal” e “Normal” – ou seja, o game não pega leve com novatos. Além disso, nas configurações, ainda não há como testar as opções de vídeo para descobrir quais são as melhores para o seu PC.

Tudo igual, mas diferente

Além dos heróis, outros dois elementos do DotA original voltaram em sua continuação: mapa e jogabilidade. Isso mesmo, quem jogava antigamente ainda conta com o mesmo cenário dividido entre duas bases, várias torres espalhadas e uma variedade de inimigos neutros com a localização indicada no minimapa. Em outras palavras: DotA 2 continua o mesmo DotA de antes, porém com melhorias e totalmente independente de Warcraft III.

Em relação à jogabilidade, a parceria da Valve com a Icefrog foi primordial para mantê-la completamente fiel à original: os comandos são os mesmos, a movimentação dos personagens acontece de modo similar, as estratégias antigas ainda valem aqui e a dinâmica geral se manteve idêntica ao que era.

Contudo, vale ressaltar que não foram só os gráficos de DotA 2 que melhoraram, pois o game teve alterações significantes para torná-lo ainda mais competitivo. Para não dizer que você não recebe nenhuma ajuda do jogo, a interface da loja de equipamentos foi modificada: agora ela indica quais itens devem ser fundidos para criar os melhores equipamentos e quais você deve comprar no início das partidas, por exemplo.

Para jogadores mais hardcore, isso pode ser um tanto desnecessário, pois suas várias horas de jogo permitiram que eles decorassem as fórmulas de itens necessárias para cada herói. Porém, tal facilitação é extremamente interessante, pois há muita gente que parou de jogar DotA e provavelmente já se esqueceu desses detalhes – sem mencionar o fato de isso ser essencial para novatos.

Chame seus amigos

Caso você tenha uma chave para acessar a Beta de DotA 2, não deixa de compartilhá-la com seus amigos, pois dificilmente eles conseguirão uma facilmente de outra forma. Porém, se não houver como jogar com conhecidos, não há problema: o jogo oferece a formação automática de grupos, os quais podem conter jogadores do mundo inteiro.

Nesse aspecto, um grande problema na versão Beta, que deve ser corrigido até o lançamento oficial, é a falta de “matchmaking”. Isto é, o game não nivela os players de acordo com sua experiência de jogo: apenas os reúne aleatoriamente, deixando os menos experientes à mercê de profissionais – algo que não é bom para nenhuma das partes envolvidas.



Embora conte com mais de 10 mil players sempre online, as partidas podem demorar a começar, sendo normal esperar pelo menos cinco minutos em horários menos movimentados. Caso não deseje esperar, há como jogar contra bots, basta criar uma sala e escolher para preencher espaços vazios (só não se esqueça de escolher um time antes de começar a partida). No entanto, vale lembrar que o número de jogadores testando o game ainda é restrito.

Outra forma de passar o tempo é assistir às partidas que já estão rolando há algum tempo. Você não leu errado: DotA 2 conta com um modo de espectador, por meio do qual é possível controlar a câmera livremente, seguir personagens aleatórios e até mesmo visualizar a tela de um jogador específico – deixando você ver onde ele clica, por exemplo.

Quando?

Anteriormente agendado para meados de 2012, a Valve anunciou que pretende adiantar o lançamento de DotA 2 para o primeiro trimestre. Embora não tenha definido uma data específica, a versão Beta do game mostra que ele está praticamente pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails