BlogBlogs.Com.Br

Brütal Legend

|

Jack Black e muito Heavy Metal em uma demo sangrenta

Eddie Riggs, como muitos já sabem, é um "roadie" (pessoa que auxilia bandas musicais carregando aparelhos e ajudando os integrantes) e simplesmente venera o Heavy Metal. Montar uma banda de rock pesado é o sonho do personagem central de Brütal Legend, um título que dará o que falar quando for lançado para os consoles de última geração neste ano.

Recentemente, a Electronic Arts liberou uma versão demonstrativa do jogo através da PlayStation Network e da Xbox Live. E o que falar desta demo? Bem, a diversão é constante quando há uma pessoa como Jack Black dublando o protagonista principal de um game sangrento, dinâmico e muito engraçado.

Curta duração, longas expectativas

Por mais que a diversão com a demo dure pouco tempo, é possível conhecer boa parte da jogabilidade central de Brütal Legend. Logo de início, há a chance de optar por um dos três níveis de dificuldade — Gentle, Normal e Brütal — e configurar duas opções de censura: linguagem imprópria e "gore", o nível de violência e sanguinolência na tela.

Não, nós não vamos estragar a surpresa dos jogadores com informações comprometedoras sobre o enredo que envolve Eddie Riggs e os territórios demoníacos do game. O importante é saber que o personagem parte de um show de "rock" — sim, a banda fedia — para regiões desconhecidas, repletas de criaturas diabólicas e violentas.


Seguindo o novo destino de "libertação da humanidade", Riggs descobre algumas coisas interessantes pelo caminho. Primeiramente, o machado, objeto imprescindível na decapitação de monstros estranhos. Depois, a guitarra, capaz de destruir os inimigos de longe com sequências de notas espetaculares. Mas cuidado: o instrumento musical pode esquentar facilmente se o gamer abusa dos poderes musicais.

Sangue, caveiras e destruição

As criaturas enfrentadas pelo protagonista começam a se diversificar, sendo que algumas precisam mais do que poucos golpes para ser derrotadas. Em seguida, um veículo simplesmente bizarro é controlado por Riggs, o que leva o jogador a contemplar o ambiente de uma forma mais ampla, revelando o ótimo trabalho de arte realizado pelos desenvolvedores.

A demo ainda conta com um pouco de jogabilidade cooperativa, muito interessante para o rápido extermínio dos inimigos à volta. Como os demais controles do game, os comandos para agir com o(a) companheiro(a) são bem simples e fáceis, o que realça ainda mais a praticidade da violência aplicada.

A fúria de Riggs

E o que você acha de controlar um veículo mais dinâmico em meio ao caos? Para ter acesso às peças do carro e montá-lo por conta própria, tudo que o personagem precisa fazer é executar um solo de guitarra em um local específico do cenário. Nisso, um mini game aparece e o jogador deve pressionar os botões do controle de forma correta, conforme aparece na tela ("a la Guitar Hero").

Pacote completo

Até mesmo um chefe aparece na versão demonstrativa de Brütal Legend. E o personagem central do game não deixa de ser hilário nem mesmo com o enorme monstrengo que surge para complicar as coisas. As falas de Jack Black definitivamente formam um dos pilares da experiência, visto que o ator incorpora o roqueiro de uma maneira única. Não poderia haver melhor dublador para Eddie Riggs.

Ops!
A destruição também é um elemento constante na demo. Interagir com o cenário é primordial para o sucesso, ainda mais quando o assunto é uma habilidade de Riggs que faz com que as paredes à volta tremam e, possivelmente, desabem. Observação e perspicácia são essenciais para que o gamer finalize a experiência.

Não há HUD (Heads Up Display) ou qualquer tipo de interface durante o jogo, a não ser em momentos em que o personagem deva interagir com alguma coisa. Isso é muito interessante, pois mantém toda a ambientação bastante clara. O protagonista também não conta com barra de energia, o que contribui para uma a despreocupação do jogador com detalhes.

Sem destaques nos recursos técnicos

Os gráficos podem não satisfazer os jogadores mais críticos, mas o trabalho de arte é admirável. A atmosfera do jogo, de modo geral, conquista facilmente os fãs de ação e cenários demoníacos. Ainda assim, o pessoal da Double Fine Productions poderia ter caprichado um pouco mais no polimento visual, com o propósito de melhorar quesitos como texturas, interação entre objetos, efeitos...

"Pop-ins" — surgimento repentino de sombras ou objetos na tela — são frequentes, mas isso é visualizado apenas pelos gamers mais observadores. Um ponto ruim da demo é que há fortes quedas na taxa de quadros por segundo (FPS) quando muitos detalhes e animações gráficas são exibidas. Espera-se que esse problema de desempenho seja consideravelmente reduzido na versão final do jogo.


Felizmente, a qualidade sonora é muito boa. Para quem gosta de rock pesado, o game é praticamente perfeito. A trilha sonora é ideal para o estilo da jogabilidade: destroçar inimigos com um machado, utilizar a guitarra em várias ocasiões e controlar veículos arrepiantes.


A versão completa de Brütal Legend será lançada para os usuários dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 13 de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails