BlogBlogs.Com.Br

Castlevania: Lords of Shadow

|

A revitalização de uma lendária franquia não deve permanecer na escuridão
Desde sua primeira aparição, durante a década de 1980, a série Castlevania vem trazendo uma atmosfera gótica e obscura para o mundo dos games. Trilhas sonoras executadas por órgãos de igrejas e ambientes obscuros e cheios de tensão são apenas alguns dos elementos que ajudaram a franquia se tornar famosa. Mas, é claro que, além disso, os títulos também traziam uma jogabilidade agradável e uma fórmula completamente desafiante.

Logo, Castlevania se tornou um clássico da era 8 e 16 bits. Entretanto, foi na época do saudoso PlayStation que um dos melhores games da franquia surgia: Symphony of the Night. Com isso, a clássica fórmula ficaria marcada para sempre no universo dos games.

Mesmo assim, a Konami, responsável pelo título, arriscou lançar jogos da série em ambientes tridimensionais. Um deles é Castlevania 64, que, apesar de adorado por alguns jogadores, não foi tão grandioso quanto o lendário Symphony. Com este e outros jogos da série que tentaram uma aproximação similar, a desenvolvedora percebeu que criar um Castlevania 3D não seria uma tarefa fácil.

Finalmente, após muito mistério, Castlevania: Lords of Shadow é revelado para as plataformas da atual geração (PlayStation 3 e Xbox 360). Depois de permanecer um bom tempo como teaser no site da produtora do famoso Hideo Kojima — responsável pela série Metal Gear e também envolvido no projeto —, o novo Castlevania começa a mostrar suas promessas.

Recentemente, Dave Cox, produtor da Mercury Steam, a responsável pelo desenvolvimento do título, trouxe várias novidades sobre o game, incluindo o sistema de combates, os chefões e muito mais. Além disso, Cox também comenta a relação de Lords of Shadow com games como God of War III, Uncharted 2: Among Thieves e Prince of Persia. Confira.
Vingança sangrenta

Bem, primeiramente, vamos a uma breve introdução à trama, para que você fique por dentro do contexto do novo Castlevania. No game, você encarna Gabriel, um membro da Brotherhood of Light (Irmandade da Luz, numa tradução livre para o português). Este é um grupo que faz de tudo para impedir que males atinja o nosso mundo. Contudo, este não é o único objetivo de Gabriel.
A mulher do personagem foi assassinada por misteriosas forças da escuridão e teve sua alma acorrentada a toda a eternidade. Como se não bastasse, a esposa do protagonista não pode nem ao menos descansar em paz, pois ainda está meio viva. Felizmente, ela conta com forças para guiar Gabriel em uma jornada que promete muitas reviravoltas.

Ok, então você já está por dentro da trama. Mas como será o jogo? Parecido com God of War ou Uncharted 2? Na realidade, nenhum dos dois — pelo menos é o que afirma o próprio Cox. Não se assuste. Bem, mesmo assim, não há como negar que Castlevania compartilha sim alguns atributos com estes games.

Assim como a segunda aventura de Nathan Drake, Lords of Shadow promete trazer um elenco excelente de dubladores, incluindo nomes como Patrick Stewart, Robert Carlyle, Jason Isaacs e Natascha McElhone. Em termos de jogabilidade, porém, o game da Mercury Steam deve se aproximar mais da proposta de Prince of Persia.

Será que o Príncipe daria conta destes bichos?
Pancadaria aprimorada

Mesmo assim, o título deve contar com bastante sangue e pancadaria — aí sua parte God of War III. Gabriel conta com uma arma chamada Combat Cross e também outros ataques básicos. Logo após alguns momentos do game, você também será apresentado às armas secundárias, que abrangem adagas, machadinhas e muito mais. Fora isso, o título também deve trazer uma excelente variedade de combos.

Assim como diversos games do gênero — Dante's Inferno, Bayonetta — o jogador adquire pontos de experiência quando aniquila um oponente. Como você deve imaginar, estes pontos servirão para desbloquear novas habilidades e combos. A desenvolvedora promete uma série de novidades que poderão ser compradas com experiência, visando manter a longevidade do título.

Castlevania: Lords of Shadow também contará com um medidor de magia, o qual pode ser combinado com sua arma principal ou com a secundária — já imaginou adagas flamejantes? Existem também algumas relíquias poderosas — Dante’s Inferno, alguém? — que fornecem habilidades e também podem ser combinadas com magia.
Gabriel não está para brincadeiras 
Outro fator bacana que deve incrementar bastante a jogabilidade é a possibilidade de aprimorar suas armas secundárias. O jogador que gostar de utilizar as adagas poderá transformá-las em Dagger Wave, um ataque que consiste em laçar cinco lâminas simultaneamente, fazendo com que o inimigo fique atordoado.

A arma principal do game, Combat Cross, também poderá ser turbinada. Em mausoléus, o jogador terá a chance de torná-la muito mais poderosa, permitindo grudá-la em inimigos ou no cenário, como o gancho de Batman: Arkham Asylum. Ao desbloquear esta função, o jogador ainda será presenteado com uma série de combos novos.

Sem dúvidas, a estratégia também será importante no game. Muitas vezes, utilizar as habilidades certas nos momentos certos pode ser essencial para a sua sobrevivência. Por isso, é bom dominar cada uma delas e combiná-las sempre que possível.
Ideal para fãs e novos jogadores

Se você é um dos fãs antigos da série, então se prepare para uma boa surpresa. A desenvolvedora afirma que sua inspiração está nos grandes clássicos da franquia, principalmente da era 8 e 16 bits.

Além disso, quem gosta de Prince of Persia também deve ficar atento ao game. A Mercury Steam comentou que talvez este seja o game mais parecido com Castlevania: Lords of Shadow, pois ambos compartilham uma mistura de combate, plataforma e quebra-cabeças. Só esperamos que Lords of Shadow também adicione boas doses de desafio à esta mistura.

Falando em desafio, um dos grandes vilões da série parece retornar em Lords of Shadow. Sim, o lendário Drácula está de volta. Mas, infelizmente, a Mercury Steam ainda não forneceu muitos detalhes sobre o personagem.

Chefes colossais

Esta geração é dominada pelos mini games de contexto, também conhecidos como QTE (Quick Time Events). Entretanto, a desenvolvedora parece estar fugindo desta fórmula. Nos combates com os chefes, por exemplo, não haverá momentos em que o jogador deve executar rapidamente o comando que aparece na tela.

Em vez disso, a companhia optou por criar batalhas em tempo real — o que pode gerar um resultado muito interessante. O game contará com diversos titãs, que relembram muito os inimigos colossais de Shadow of the Colossus. Um deles é o Ice Titan.

Prepare-se para brigas nervosas

Esta gigantesca criatura gelada pode facilmente esmagar Gabriel, portanto será necessária muita cautela. Felizmente, o imenso inimigo conta com alguns pontos fracos: pedras mágicas que fornecem energia ao seu corpo. Para eliminá-lo, o jogador terá de escalar a criatura, evitando os escombros que caem do corpo do gigante, e arrebentar cada uma destas pedras.

Um dos elementos interessantes desta batalha é a maneira como o titã reage aos ataques e ações de Gabriel. Muitas vezes, o personagem será balançado e jogado para longe pelo gigante, que também sacode a cabeça e se remexe para evitar que o protagonista acabe com sua dura vida.
Nestes combates, o jogador terá de utilizar suas habilidades de plataforma e combate para alcançar as runas. E, se você achou que o Ice Titan parece gigante, então se prepare: ele é o menor de todos os titãs.

Aprendendo com os mestres

Castlevania: Lords of Shadow contará com outros elementos de plataforma bacanas, que fazem uso das habilidades de Gabriel. Assim como em Super Castlevania 4, o protagonista usará suas armas para realizar várias acrobacias distintas. O jogador poderá agarrar, subir e até fazer rapel utilizando a Combat Cross.

Fora isso, também teremos puzzles. Aqui, os quebra-cabeças são realizados para que o jogador encontre chaves e alavancas, por exemplo. Mas, alguns níveis também escondem alguns segredos e itens escondidos, o que deve encorajar o jogador a explorar o ambiente.

No final de cada nível, o jogador pode conferir o que fez o que deixou de fazer, com direito a porcentagem de jogo completo e mais. Alguns itens e locais, entretanto, só poderão ser encontrados com o uso de certas relíquias, o que obriga o jogador a retornar a certos locais após adquirir a habilidade necessária — assim como no já mencionado Batman: Arkham Asylum.

E onde está a mente de Hideo Kojima em Castlevania: Lords of Shadow? O criador de Metal Gear possui um papel pequeno no game, mas ajudou na concepção de Gabriel, nas animações faciais, no design e em outros atributos. Além disso, a companhia de Kojima constantemente envia vídeos para a Mercury Steam indicando problemas e soluções.

Não há como negar: Castlevania: Lords of Shadow é um jogo que nos deixa ansiosos — principalmente por ser uma revitalização da série. Novos protagonistas, o ambicioso retorno ao universo 3D e uma jogabilidade bem flexível são apenas alguns dos elementos que fazem qualquer um ficar de olho no game. A caça se inicia ainda neste ano, provavelmente na primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails