As aventuras de um príncipe mais guerreiro do que nunca
O que seria das línguas se não pudéssemos inventar palavras novas... Como é o caso da Ubisoft com seu próximo título da franquia Prince of Persia, chamado de “The Forgotten Sands”. A empresa o considera uma “interquel”, pois não é uma continuação do mais recente game da série (Prince of Persia, de 2008) e retorna à história da trilogia do PS2. Mais especificamente, entre o primeiro e o segundo games, Sands of Time e Warrior Within — daí o prefixo “inter”.
Rebobinando a fita
Não é algo necessariamente ruim quando uma franquia retorna a épocas anteriores, embora demonstre claramente que os últimos esforços não deram o resultado esperado. O estilo original de Prince of Persia sempre foi o preferido dos fãs e, no mundo do 3D, a série composta de Sands of Time, Warrior Within e The Two Thrones é sem dúvida a mais bem recebida.
Agora, em Forgotten Sands, o protagonista é novamente o príncipe que manipula as leis da física ao seu bel prazer, voltando no tempo, congelando água e transpondo distâncias absurdas com um pulo — além de desafiar a gravidade. Mas também é um nobre com muita sede de sangue. Isso porque os combates devem compor uma parte ainda maior do que o normal desta vez.
Ação, muita ação
De fato, muitos podem chegar até mesmo a considerar que a franquia se encaixa no gênero hack n’ slash, pela quantidade de inimigos que o protagonista enfrenta de cada vez; mas talvez um termo mais adequado seja hack n’ skip, já que o objetivo não é decimar todos os oponentes até que não sobre nenhum adversário em pé. Ao invés disso, deve-se matar apenas os principais e em seguida continuar a aventura.
Mesmo assim, os diferentes tipos monstros encontrados através do título oferecem um desafio razoável, já que é preciso combinar ataques com a espada, chutes, poderes elementais e muitas acrobacias para conseguir ser bem-sucedido. A movimentação em especial é um elemento-chave dos conflitos, já que não existe a possibilidade de bloquear golpes.
Os chefes seguem a mesma fórmula, e é preciso explorar todas as habilidades do príncipe. No entanto, levando em consideração as versões demonstrativas expostas até o momento, eles são variados o suficiente para proporcionar uma experiência diversificada, que não se limita a encontros repetitivos e cuja resolução já é previsível antes mesmo do início da luta.
Plataforma ainda é o cerne
Mesmo com uma intensidade — e quantidade — maior nos combates, os elementos de plataforma do game ainda são seu ponto mais forte. Andar pelas paredes e depois pular em um mastro para em seguida congelar uma fonte e usá-la como plataforma para atingir um outro ponto é moeda corrente no game, e apenas um dos cenários mais simples que serão vistos pelas fases.
Como é possível desprender pelo exemplo do parágrafo acima, os poderes elementais não servirão somente para o combate, mas também para as seções de acrobacias — e pode-se
até mesmo argumentar que são ainda mais importante nesse aspecto do game.
Para que o jogador se sinta em casa, não existe muita demora em obter as habilidades. O protagonista já começa com a capacidade de manipular o tempo e rapidamente — mas ainda gradativamente — desbloqueia novas capacidades. Congelar os inimigos é apenas um dos lados, ao que parece existirão vários outros relacionados a diversos temas, como fogo. Ele até mesmo pode se transformar em um raio de energia para atravessar abismos, contanto que exista um inimigo do outro lado para ser acertado.
Ambientação

Desta vez, a briga é contra a “Sand Army”, que foi solta pelo mundo após ter sido invocada inadvertidamente pelo irmão do protagonista, Malik. O objetivo era defender seu reino, que estava sendo atacado, mas as coisas não vão como planejado e a magia usada acaba transformando todos os habitantes do palácio em pedra. O qual virou presa fácil, consequentemente, para o general Ratash, comandante da “Sand Army”. Aí é que entra o personagem principal.
Os níveis parecem ser bem elaborados, possuindo uma complexidade suficiente para comportar os elementos de plataforma, combate e exploração tradicionais da franquia. Seguindo a tradição, devem ser recheados de armadilhas e caminhos perigosos, além de revelarem o universo de Prince of Persia ao jogador.
O game será lançado no mesmo período do longa-metragem da franquia, embora não seja diretamente relacionado com ele, e chega ao mercado no dia 18 de maio.
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