BlogBlogs.Com.Br

Pro Evolution Soccer 2011

|






Em ano de Copa a Konami quer driblar a concorrência e marcar um gol de placa

Parece que a Konami cansou de ficar na “rodinha”. Com o crescimento da franquia FIFA a tradicional série de jogos futebolísticos, Pro Evolution Soccer, vem perdendo terreno a cada ano e leva consecutivos dribles da linha rival assinada pela EA Sports.

Agora, inspirada pela magia da Copa do Mundo, a Konami revê toda estrutura da franquia para revolucionar a jogabilidade da série, alterando significativamente a forma como os usuários jogam, substituindo passes rápidos impensados por toques inteligentes de alta qualidade.


Linha de passe


A Konami aproveitou a Electronic Entertainment Expo 2010 para apresentar os primeiros detalhes da produção e revelar o novo sistema de passes que é o cerne de toda a jogabilidade de PES 2011. Reconstruído do zero, a edição deste ano da franquia Pro Evolution reviu vários conceitos enraizados na dinâmica de jogo da série.

Pelo que pode ser observado durante a demonstração realizada na famosa feira de entretenimento eletrônico o jogo pode até não vencer a disputa contra a linha FIFA, mas certamente fará um jogo duro — ao contrário do que aconteceu nos últimos anos.

Sem sombra de dúvida a grande inovação fica por conta do sistema de passes. Tocar a bola está muito mais natural e “coerente” do que antes, isso porque o comando foi revisto e agora quem efetivamente executa a ação é o jogador e não a inteligência artificial.

Apesar de exigir um refinamento maior dos jogadores, o passe “semiautomático” permite jogadas mais arrojadas. Assim, o toque pingue-pongue anárquico que permeava todos os jogos da série é substituído por um sistema baseado na força e técnica do atleta virtual.

Para passar a bola você deve controlar a força — medida por uma barra de força, a exemplo do que acontece nos arremates a gol — e a direção da bola, permitindo um controle preciso ao ponto do jogador ter que se posicionar adequadamente para tocar no pé esquerdo ou direito do companheiro pretendido.

O sistema coloca o controle do passe na mão do jogador, que agora pode tocar na direção dos companheiros ou até mesmo nos espaços vazios deixados pela defensiva adversária. Assim, o botão de passe se torna mais preciso do que as tradicionais “bolas enfiadas” e uma ferramenta ofensiva mais eficiente.


A planilha do Joel


Outra novidade interessante é o esquema de personalização tática das equipes. A interface está mais acessível e a tela é facilmente navegada pelos treinadores virtuais. O sistema “drag and drop” facilita o trabalho de configurar táticas diferenciadas, criar novas formações e designar funções específicas para cada atleta.

Além disso — apesar da ausência da função na demonstração realizada na E3 2010 — a Konami adiantou que o jogo contará com uma opção de “programação” tática, na qual o jogador determinará diferentes esquemas e formações para situações específicas de jogo.

Assim, se o seu time estiver ganhando de dois a zero o sistema entra em ação e ativa o esquema defensivo programado, ou você pode determinar que se a sua equipe estiver perdendo até os 30 minutos do segundo tempo o sistema ativa uma formação totalmente ofensiva.

Tudo indica que Pro Evolution Soccer 2011 será a melhor edição da franquia, além das melhorias técnicas o título também contará com elementos tradicionais como a sempre popular Master League e as licenças oficiais dos torneios UEFA Champions League e a recém-adicionada Copa Libertadores da América. O título ainda não tem data de lançamento definida, mas é esperado para novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails