BlogBlogs.Com.Br

Gears of War 3

|

Violência, metralhadoras, serras elétricas e muitos jogadores

Como muitos já sabem, o lançamento de Gears of War 3 foi atrasado e o jogo será lançado somente no fim do ano que vem. Mas isso permitiu que a Epic Games começasse a planejar a disponibilização de testes Beta para os fãs dafranquia. O produtor executivo Rod Fergusson anunciou que haverá servidores dedicados — a serem testados durante a Beta multiplayer — para os jogadores de todo o globo.

O site GameSpot, no começo deste mês, obteve informações preciosas sobre essa área do game e teve a oportunidade de brincar com as novidades. Além disso, Fergusson e o célebre Cliff Bleszinski revelaram detalhes aprofundados sobre os modos competitivos do tão aguardado título destinado exclusivamente aos usuários do Xbox 360.

Estruturalmente convidativo

A interface amigável é apenas o começo. Menus acessíveis, lista de amigos, modos favoritos... Tudo é exibido com clareza. Enquanto os famosos modos Warzone e Execution permaneceram iguais, o modo Wingman terá suporte a apenas oito jogadores em vez de dez. Isso foi feito em prol de um maior equilíbrio entre os combatentes (quem surgia no meio do mapa ficava em desvantagem).

É claro que os desenvolvedores adicionaram novos desafios aos gamers. Team Deathmatch, inédito na franquia, aparece levemente modificado: melhor de três, sendo que cada time possui somente 20 respawns (ato de ressurgir no combate). Assim que os atiradores zeram esse número, a batalha assume o estilo de Warzone e as últimas cinco mortes são definitivas. Intensidade e adrenalina? Com certeza.

Ao que tudo indica, a proposta revigorada tenta atingir tanto experientes quanto iniciantes em Gears. O modo TDM é um exemplo disso, visto que o combatente tem a possibilidade de reingressar rapidamente nos tiroteios. Como de praxe, trabalho em equipe é crucial para o sucesso.

Heranças explícitas

Os demais modos novos relembram experiências presentes no segundo game da franquia. Capture the Leader mistura Submission e Guardian em uma missão curiosa: literalmente capturar o líder do time adversário (Queen Myrrah ou Chairman Prescott, ambos personagens jogáveis). O diferencial é o desfecho disso. Para derrotar os oponentes, a equipe deve “segurar” o chefe inimigo por 30 segundos.

Mas a vitória custa caro. O líder capturado tem a chance de reagir e tentar escapar. Basta saber a hora certa de executar o comando. Além disso, o jogador que controla o principal combatente consegue enxergar através das paredes e visualizar os movimentos adversários.

O modo King of the Hill, por sua vez, herda características de Annex. A equipe precisa capturar o “anel” do cenário e mantê-lo sob domínio para ganhar pontos. Não é necessário ficar parado sobre o local, mas é preciso estar atento à mudança temporizada do anel no mapa. Pontos de ressurgimento — de forma semelhante ao que ocorre em Wingman — são oferecidos para restringir as ações dos campers (pessoas que permanecem fixas em um local de tiro).

Várias opções de matança

Armas inéditas não poderiam faltar. A nova escopeta com serra elétrica acoplada é perfeita para mapas apertados. Um Retro Lancer com uma baioneta embutida permite que o combatente recue quatro ou cinco passos para efetuar investidas destruidoras, erguendo os inimigos no ar.

A pistola Gorgon se transformou em uma submetralhadora automática e faz uma ótima parceria com escudos “orgânicos” (inimigos). Além disso, enfiar uma granada — se for incendiária, melhor ainda — em um oponente incapacitado é o melhor presente que o jogador pode enviar a um adversário próximo.

O Hammerburst recebeu uma mira mais avançada. Com isso, atirar de longe fica muito mais interessante. Outro item curioso é o lança-granadas “subterrâneo”. Não, você não entendeu errado. Usando essa arma, você tem a oportunidade de enviar uma fila de granadas por baixo da terra para afastar — ou eliminar — inimigos da cobertura de fogo. É possível fugir da explosão iminente escutando o barulho da arma ou visualizando a linha sugestiva de terra.

Mais? Que tal o Oneshot, um rifle de franco-atirador? Como o nome sugere, um tiro mata, mas o disparo demora a ser realizado e a mira laser pode denunciar a posição do combatente. Mas a utilização do rifle com eficiência faz a diferença nos embates.

Escolhas, escolhas...

Pois é, há uma variedade razoável de novas habilidades, facilmente capazes de causar surpresas, digamos, “desagradáveis”. Enquanto uns usam a habilidade que identifica os alvos na tela (aparece um círculo durante três segundos em cima das cabeças dos inimigos), outros podem empregar a Tac Com — comunicação tática — para revelar as posições de todos os armamentos e aliados no mapa.

Pequenas mudanças na jogabilidade também facilitam as escolhas rápidas dos gamers. Pulando por cima da superfície de cobertura, o jogador pode chutar seu oponente e gastar os preciosos segundos do impacto efetuando alguns disparos. “Autorrenascimento”, possível anteriormente no modo Execution, é uma ação que pode ser executada em todos os novos modos de jogo. É primordial ter velocidade nos reflexos e no pressionar de botões.

Caso você decida realizar um movimento de execução, a recompensa visual é satisfatória. Cada arma possui uma execução única, mas que deve ser desbloqueada por meio da aquisição de pontos de experiência durante os tiroteios. Explodir cabeças e enfiar um lança-chamas goela abaixo acarretam em mais pontos. Matar rapidamente ou contemplar uma animação violenta de assassinato na tela? A escolha é sua.

Robustez é a palavra

O sistema de experiência está presente também na experiência offline. Nesse caso, porém, subir de nível demora mais. Falando nisso, o game disponibiliza um esquema de treinamento com testes para até dois jogadores nos mapas inéditos. É possível até mesmo “convidar” soldados controlados pela inteligência artificial para esses combates.

Um bom desempenho nos tiroteios e nos desafios variados resulta na obtenção de medalhas e faixas de condecoração. À parte disso, o jogo apresenta novas skins de personagens (como Cole Train em um equipamento Thrashball), skins de armas, execuções e títulos. Tudo “desbloqueável”.

Quanto aos diferentes cenários, há várias particularidades. Checkout é um pequeno espaço com prateleiras vazias. Thrashball Stadium é o local onde Cole costumava treinar e oferece um ótimo depósito de armas no meio do campo. Nesse lugar, nem mesmo o placar de pontos escapa da destruição.

O mapa Trenches, como o título aponta, ilustra vários sacos de areia. Aí, os combatentes precisam ficar atentos às tempestades arenosas, capazes de cegar os atiradores temporariamente. Overpass retrata construções quebradas e carros abandonados. A particularidade dessa fase? Terremotos.

Uma promessa e tanto

Contando com áreas diversificadas, novas possibilidades de aniquilação, armas incríveis, animações ainda mais convincentes e uma estrutura sólida, o terceiro título da franquia poderá causar estrago no mundo dos video games.

Os desenvolvedores fizeram questão de ressaltar que a fórmula está sendo modelada especificamente para conquistar jogadores que nunca ouviram falar em Gears of War. O que você acha de receber um aumento no dano causado e um acréscimo na energia vital se estiver morrendo muito? É isso mesmo, o jogo facilita a experiência dos novatos... Mas somente para quem não possui nenhuma conquista — Achievement — e está sendo massacrado nas partidas online.

Com a chegada da Beta, o feedback dos fãs auxiliará bastante no polimento da jogabilidade. Fiquem ligados no Baixaki Jogos para dados mais detalhados sobre datas, especulações e demais novidades relacionada a esta bomba dos jogos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails