BlogBlogs.Com.Br

Metro 2034

|

Eliminando as barreiras do primeiro jogo

FPS, ou First Person Shooter. Eis um dos gêneros mais populares da sétima geração dos video games. Não é preciso qualquer apresentação, pois títulos como Call of Duty, Battlefield e Crysis já são o suficiente para ilustrar a imensa aclamação pública e crítica dos jogos que colocam o jogador sob a perspectiva de primeira pessoa.

Mas, não podemos negar: está cada vez mais difícil encontrar games do estilo que contem com uma proposta original. Felizmente, eles ainda existem, e o ano de 2011 reserva alguns exemplos realmente promissores — para a felicidade daqueles que procuram títulos que vão além da clássica fórmula de Call of Duty.

Metro 2034 — nome ainda não oficial — é um dos grandes representantes dos “FPS diferentes”. Quem acompanha com frequência o Baixaki Jogos, provavelmente sabe que o jogo é a sequência de Metro 2033, título da THQ que surpreendeu a indústria dos games por sua qualidade.

Agora, a distribuidora vai tentar encarar as grandes produções com um título que deve receber muito mais capricho que o antecessor. Metro 2034 pode não contar com um estilo de jogo semelhante às grandes franquias do FPS, mas certamente será um oponente de peso para a concorrência — o que é realmente bom para os jogadores.

Até o momento, existem poucos detalhes sobre Metro 2034. Além de um nome provisório, a THQ comentou recentemente sobre a produção do título, trazendo informações que nos deixam ainda mais ansiosos.



Digno de livro

Bem, para quem não sabe, no primeiro jogo você encarnava Artyom, um soldado solitário que vive ao lado dos demais sobreviventes de uma terrível catástrofe que devastou a Rússia. A palavra “metro” (metrô, numa tradução livre), não está no título à toa. As cidades se tornaram inabitáveis, forçando a população a se mudar para os túneis e estações de metrô.

Para criar o game, a 4A Games, desenvolvedora do título, se inspirou na obra de Dmitry Glukhovsky, autor do best seller Metro 2033 — que foi disponibilizado no Brasil recentemente. O resultado, como se pode imaginar, é uma excelente trama, devidamente retratada no universo virtual.

Para o segundo jogo, a THQ afirma que, tecnicamente, o título será muito superior. “A sequência será ainda mais avançada em termos de tecnologia”, comenta, Danny Bilson, vice-presidente da companhia. “Metro 2034 terá mais suporte que o primeiro jogo tanto em desenvolvimento de produto quanto em marketing”, afirma Bilson.

Além disso, o executivo garante que a equipe está fazendo de tudo para deixar a jogabilidade ainda mais polida para poder competir com Call of Duty quando o assunto é tiroteio. A publicidade também deve ser um fator-chave para divulgar o segundo jogo, algo que, certamente, deve ampliar bastante a abrangência.

Assim como o Metro 2033, a sequência também contará com ex-membros da GSC Gamer World — a responsável por S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl — na equipe de desenvolvimento. Sendo assim, podemos tranquilamente esperar por mais uma atmosfera pesada e totalmente pertinente à proposta do jogo. Nada de personagens heroicos que superam desafios impossíveis e demonstram uma esperança utópica. Aqui, tudo é muito humano.



Ajustando os trilhos

Mesmo com uma atmosfera que beira a perfeição, Metro 2033 apresenta alguns problemas que não passam despercebidos. A ação pode se tornar repetitiva, as animações não convencem muito e o sistema de combate furtivo parece inacabado. Certamente, a THQ deve estar ciente disso e provavelmente teremos muitos aprimoramentos em Metro 2034.

Então teremos aprimoramentos gerais e uma jogabilidade que bata de frente com Call of Duty nos momentos de tiroteio. Mas será que essa ideia vai “americanizar” o título? Segundo a THQ, isso não deve acontecer. “Metro 2034 é uma franquia original da Rússia. Nós não queremos bagunçá-la e “americanizá-la”. Ela tem seus próprios pontos de vista.”, comenta Bilson.

Empolgado, o executivo da distribuidora afirma que a empresa já havia autorizado a produção da sequência antes mesmo do primeiro jogo chegar às lojas e garante que veremos um pouco do game durante a Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano.


Boa parte do que impediu Metro 2033 de atingir todo seu potencial deve-se às limitações técnicas e de orçamento. Com a ausência desse empecilho, realmente valerá a pena esperar cada segundo para conferir a sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails