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Steel Diver

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De demonstração tecnológica a jogo subaquático.

É isso mesmo: Steel Diver começou como um programa de demonstração tecnológica para o Nintendo DS e acabou se transformando em um jogo completo para os usuários do Nintendo 3DS. A nova plataforma portátil com suporte para visuais estereoscópicos em três dimensões, portanto, fará com que os gamers praticamente “mergulhem” em aventuras submarinas.

A ideia é usar e abusar do potencial do console de bolso para oferecer belos ambientes em 3D e controles convidativos. É claro que a equipe de desenvolvimento da “Big N” está tentando deixar a experiência o mais amigável possível, levando em consideração o histórico de jogos planejados para o novo portátil e de games já lançados para o “velho” DS.



Você tem a possibilidade de escolher um dos três submarinos à disposição. Cada um deles possui painéis capazes de ser manipulados por meio da tela sensível a toques do 3DS. Para explorar as cavernas ameaçadoras, enfrentar outras embarcações e combater criaturas enormes embaixo d’água, o jogador deve dominar muito bem as opções de controle.

O game da Nintendo aprimora bastante a mecânica ilustrada na “antiga” demonstração tecnológica. É interessante reforçar que a jogabilidade de Steel Diver faz uso do giroscópio embutido do 3DS. Como? Com o Periscope Strike, sistema que permite a visualização com um periscópio se o gamer girar seu corpo. Essa visão avantajada em perspectiva de primeira pessoa facilita o disparo de torpedos precisos.

Devido ao curioso esquema de comandos, é possível participar da experiência de várias formas diferentes. Os caminhos subaquáticos exigem que o gamer tome decisões rapidamente de acordo com os inimigos a serem enfrentados.

Boas opções de diversão

Quanto às missões, existe a possibilidade de controlar a velocidade, a profundidade e a inclinação do veículo — visualizado lateralmente — para chegar ao final de cada fase. Atacar é importante, claro, mas é fundamental prestar atenção no sistema de danos para averiguar se o submarino foi danificado a ponto de se encher de água. Caso isso aconteça, a canetinha stylus deve ser utilizada para “remendar o buraco”.

Mais? Que tal um modo de ataque por tempo, no qual o gamer deve passar de nível o mais rápido possível? Não só isso: há o Steel Commander, um modo estratégico para até duas pessoas no qual um comandante briga contra outro por meio da conexão sem fio do 3DS.


 

Nesse caso, a perspectiva top-down (visão por cima) leva os participantes a embarcarem em um jogo que mistura xadrez e batalha naval. Cada um dos jogadores comanda uma frota de barcos e um submarino, e o objetivo é localizar uma embarcação inimiga, ativar o Periscope Mode e eliminar o oponente.

Por fim, os gráficos deverão cativar os usuários da nova plataforma. Ao que tudo indica, será parecido com “olhar um aquário”, considerando que a ação se desenrolará próxima dos olhos do gamer. Efeitos visuais sutis, mas bonitos, entram em sintonia com uma ambientação clara e nítida. Bolhas, luz difusa e até mesmo a fauna marítima fazem parte dos visuais do jogo.

Steel Diver ainda não possui um dia de lançamento definido, mas espera-se que esta exclusividade do Nintendo 3DS seja disponibilizada ainda em 2011.

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