BlogBlogs.Com.Br

Top Spin 4

|

Como visto na televisão.

Se a Electronic Arts possui um concorrente de respeito no campo dos jogos esportivos, esse rival é a 2K Sports. Apesar de não possuir o mesmo glamour e representatividade de jogos como FIFA ou NBA  Live, a subsidiária da Take-Two conquistou o respeito do público com jogos competentes como NHL, NFL ou Major League Baseball, todos com a marca 2K para diferenciá-los ainda mais dos jogos da EA Sports.

Um esporte, porém, é dominado pela 2K: o tênis. Após uma bem-sucedida terceira edição da franquia, a empresa quer aumentar o nível da simulação nas quadras ainda mais com Top Spin 4, e alçar o esporte (e seu título) a campeão no coração dos fãs de jogos de esporte.

O grande foco da companhia desta vez é a fidelidade, que já era elevada nos títulos anteriores. Faça o teste: mostre o vídeo acima para algum amigo seu que seja viciado em tênis. Ele com certeza vai se impressionar com os movimentos característicos dos atletas, idênticos às suas contrapartes reais, ou com a alta fidelidade das partidas. Mesmo que ele não seja um fã de games, provavelmente vai se sentir tentado a experimentar algumas rodadas de Top Spin 4.

Realidade completa

A fidelidade, porém, não se limita apenas ao visual. A 2K pretende transportar o mundo das quadras como um todo para os consoles e, para fazer isso, é preciso importar toda a complexidade e estratégia das jogadas reais. O desafio é não deixar com que isso torne a experiência impossível para quem não tem intimidade com o esporte, ao mesmo tempo tentando não banalizá-la demais para os jogadores hardcore.

Esse equilíbrio é obtido por meio da utilização de um sistema de menus e mensagens na tela, que serve para mostrar exatamente onde o jogador está errando e poderia melhorar. Além disso, barras indicativas de potência de saques e cansaço do jogador também auxiliarão na tomada de decisão correta durante as partidas. Tudo isso, claro, pode ser desabilitado para uma experiência extremamente real.

Como já falamos no início do texto, o comportamento dos atletas também foi reproduzido com exatidão em Top Spin 4. Isso significa que jogar com Andy Roddick resultará em um estilo mais agressivo e com golpes mais fortes, enquanto Rafael Nadal reina nas quadras de saibro. O resultado é uma reprodução fiel dos acontecimentos vistos nos grandes campeonatos mundiais da categoria.

De baixo até o topo
Além dos modos tradicionais de partidas simples ou em duplas, a 2K Sports teve atenção especial com o modo carreira em Top Spin 4. O objetivo continua o mesmo: chegar ao primeiro lugar no ranking de tenistas, acumulando vitórias e medalhas de ouro por onde passar.

Pontos de experiência são obtidos ao final de cada partida, e servem para melhorar as características do personagem. Tornar-se um tenista equilibrado não é uma boa opção, e o game incentiva os jogadores a investirem em quesitos específicos, criando assim seu próprio estilo de jogo. A ideia é que realmente seja criado um astro, e não um superatleta capaz de passar por cima de tudo e todos em qualquer quesito.

Para incentivar esta característica ainda mais existe um sistema de contratação de técnicos, que auxiliam os jogadores em determinados aspectos. Enquanto alguns são especializados nos fundamentos básicos, outros preferem investir em treinos mais agressivos e focados no ataque. Isso também permite ao jogador alterar seu alinhamento ao longo da carreira, melhorando o desempenho de acordo com as necessidades do momento.

Top Spin 4 será lançado em 15 de março para Xbox 360, Nintendo Wii e PlayStation 3. A versão para o console da Sony terá suporte ao Move.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails