BlogBlogs.Com.Br

Tom Clancy's HAWX 2

|

Nenhuma revolução, mas a série segue seu curso

Sequências não fogem muito do padrão estabelecidos por seus antecessores — com raras exceções, obviamente. O primeiro H.A.W.X. foi muito bom (tirou uma nota 87 aqui no Baixaki Jogos), explorando bem os combates aéreos sem se preocupar demais com um realismo excessivo — o objetivo era mesmo envolver os jogadores com a ação aeronáutica.

Um nome de peso

Levando o nome do famoso escritor Tom Clancy, a série continua, portanto, a narrativa iniciada no primeiro título. O que significa que fãs da série encontrarão elementos familiares e fãs do autor poderão identificar personagens tradicionais de sua ficção. Fiel ao estilo daquele que empresta sua marca ao produto, existe uma preocupação considerável com a viabilidade dos acontecimentos retratados.

Mas a versão demonstrativa, que testamos por aqui, não impressiona muito por sua história. Isso porque, embora existam animações e explicações sobre as razões das missões, o jogador é arremessado dentro de uma narrativa já em andamento — o melhor a fazer é realmente se contentar a verificar a jogabilidade do game e seus sistemas.

Testando!

A demo é composta por duas fases distintas, que exibem diferentes estilos de jogo presentes no game. A primeira é bem tradicional da franquia, colocando o jogador no papel de um piloto que faz parte de um esquadrão enviado para interceptar aviões inimigos — e você já começa o cenário no ar. Os objetivos, assim como no primeiro jogo da série, são dinâmicos, e se modificam conforme cada um deles é completado.

Os sistemas de combate não mudaram muito, no que diz respeito às manobras e armas. Ainda existe uma grande facilidade de controle do avião e a mira real torna mais tranquila a (normalmente difícil) tarefa de atingir o alvo com metralhadoras. Mas algumas novidades são mostradas conforme o tempo passa.

Uma bastante notável é a possibilidade de reabastecer seu avião em pleno voo. Ao invés de terminar o cenário e entrar em outra fase para realizar novas missões, o jogador poderá se aproximar de um avião especializado (de maneira correta, para não causar um acidente) e reabastecer seu jato para voltar mais rápido à ação.

Já o segundo cenário é noturno, e expõe um modo de visão infravermelha que permite ao jogador enxergar durante a escuridão. A fase introduz o sistema de decolagem: é preciso ligar os motores, ativar sistemas e em seguida levantar voo. Nada muito difícil, mantendo a acessibilidade da série, mas certamente podia ter sido mais trabalhado — parece que o veículo está deslizando com velocidade constante sobre a plataforma, e não acelerando.

Em vez de um caça, o avião em questão possui um sistema de bombardeio de precisão. Ao apertar o botão de lançamento de mísseis, o piloto automático é ativado e o usuário passa a controlar uma mira que envia bombas aos alvos escolhidos. O zoom é bem avançado, existindo três níveis que permitem enxergar alvos a uma distância impressionante.

No meio da fase, porém, aviões e helicópteros são enviados para interceptar o protagonista, e é preciso derrubá-los somente com a metralhadora, já que não existem mísseis perseguidores equipados na aeronave. Uma vez despachados, é hora de detonar o aeroporto de onde saíram (mais uma vez com o sistema de bombas de precisão) antes de voltar à base.

Base esta que é o porta-aviões de onde você saiu. Agora, o objetivo é aterrissar em segurança, o que é bem mais difícil do que decolar — embora ainda não seja algo extraordinário. Caso necessário, existe um modo de descida com assistência (isso também existe na hora de reabastecer em pleno ar), para auxiliar o jogador e limitar a velocidade de sua aeronave.

Bonito, mas nem tanto

No que diz respeito aos aspectos audiovisuais, H.A.W.X. 2 é bem bonito — mas não impressiona. A física das animações, taxas de quadros por segundo e a distância de visão são excelentes, não apresentando problemas em nenhum momento durante nossos testes. As texturas, gráficos das animações e falta de colisão com vários objetos (principalmente árvores) são um tanto quanto frustrantes, porém.

A música é empolgante, e lembra muito filmes de guerra. Definitivamente uma boa escolha que complementa bem a ação, sem distrair o jogador dela. Quanto aos efeitos sonoros, tivemos problemas em discernir alguns deles: por exemplo, quando ouvimos um estampido que parecia indicar a passagem pela barreira do som, olhamos para trás, mas não vimos nenhum efeito visual, o que nos deixou intrigados.

No final das contas, H.A.W.X. 2 é um polimento maior do primeiro título da série, mas não revoluciona em nenhum momento. Ainda é um jogo muito bom, e continua a ser divertido, mas não existe nenhum grande avanço quanto alguns jogadores esperavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails