BlogBlogs.Com.Br

Anno 1404

|

Descubra o verdadeiro caminho das Índias em Anno 1404.

É estranho que um título tão promissor quanto à nova edição da popular franquia de jogos de estratégia Anno, da Ubisoft, esteja correndo em um anonimato virtual। Sua última aparição oficial foi durante a última Games Convention (GC) de 2008 — realizada em agosto do ano passado na cidade alemã de Leipzig.

Geralmente deixados de lado por muitos jogadores, o gênero tem na série Anno um de seus grandes trunfos. Agora, a linha da Ubisoft apresenta uma nova incursão ao conturbado cenário político econômico dos anos 1404, quando as pontes culturais e comerciais entre o leste e oeste ainda estavam se consolidando.

Anno 1404 retoma a franquia há muito abandonada pela produtora francesa, sendo que em sua nova incursão nos mares virtuais traz grandes avanços técnicos, especialmente nos quesitos gráficos.


De Drácula a Pedro Álvares Cabral

A escolha do século 15 para ambientar as aventuras de Anno 1404, não poderia ser melhor. A era da Renascença, das Grandes Descobertas, da Queda de Constantinopla, da Santa Inquisição Espanhola; um período da história que viu nomes como Ricardo III, Henrique V, Joana d'Arc, Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Vlad Ţepeş (vulgo Dracula) e tantos outros.

É neste período histórico, que acompanhou a ascensão do império português — o de maior duração em toda a Europa colonial moderna, que o jogador deve encarar o desafio de elevar a sua própria civilização ao topo do mundo.

Como de costume na série, você começa com apenas uma nau e deste ponto em diante deve construir uma gigantesca civilização. Pouco a pouco, os jogadores desenvolvem suas cidades, que com o passar do tempo se transformam em grandes metrópoles e consequentemente em enormes megalópoles.

Uma estrela para me guiar
Acha que é fácil erquer uma catedral?

A jogabilidade permanece inalterada na maior parte do jogo, um bom exemplo é a navegação, realizada através de um pequeno mapa presente na parte inferior esquerda da interface. Neste mapa, o jogador pode conferir a sua posição atual e o seu destino final através de uma trilha brilhante.

Além disso, a interface também apresenta uma barra na parte esquerda da tela, que indica várias estatísticas (atualizadas em tempo real) da sua missão atual e seus principais objetivos a serem cumpridos.

Um menu na aresta inferior direita serve como ferramenta de construção, permitindo que o usuário erga ou derrube edificações e unidades. Este menu também permite acessar outros sistemas de controles específicos, como por exemplo: emitir ordens as suas unidades. Enquanto isso uma tela na quina superior direita apresentará todas as informações, instruções e sendas disponíveis.

O que foi que eu fiz de errado?

O seu objetivo principal é o de criar uma incrível metrópole autossustentável. Para tanto, você deverá fornecer as ferramentas necessárias para esse desenvolvimento. Mas não se preocupe já que toda e qualquer informações útil irá aparecer prontamente na sua janela informativa, que além de sugerir os melhores caminhos a serem seguidos também irá explicar detalhadamente os seus erros.

Ao iniciar o desenvolvimento de uma cidade você deverá ouvir atentamente as dicas do seu guia, Lorde Richard Northburg, que irá lhe passar algumas sugestões interessantes de como proceder.

Construir mercados e outras edificações é apenas o começo, estabelecer rotas comerciais, explorar os recursos naturais do local (como madeira, pescados e outros produtos) são essenciais para o desenvolvimento da sua cidade.

Levantar grandes silos e armazéns para estocagem da produção, bem como moradias para os seus habitantes também são elementos primordiais. Mas entre todas as benfeitorias públicas a de maior significância dentro da infraestrutura urbana de Anno 1404, as ruas e estradas se destacam como as mais importantes.

O próximo passo

As missões de jogo funcionam em um sistema de evolução. Assim cada estágio de civilização exige a resolução de determinados itens para então efetuar a promoção para um novo nível.

O tio, quer que eu cuide do navio?Por exemplo, nos primeiros estágios a sua população exige quatro itens básicos para evoluir: comida, bebida, companhia e religião. Dessa forma para que a sua civilização possa ascender você deverá suprir essas necessidades.

A comida pode ser fornecida por meio da caça ou pesca; a bebida é suprida com a construção de uma fábrica ou alambique (isso mesmo é água que passarinho não bebe); para resolver o problema de companhia basta, construir ruas ligando as casas e estradas, conectando o seu povo a outras cidades; por fim o quesito religião necessita da construção de templos, catedrais e outros locais de adoração.

Mas isso não é tudo, para construir os estabelecimentos você deverá prestar muita atenção à localização de cada um, bem como a quantidade de mão de obra, recursos financeiros e madeira disponível para a empreitada. A evolução da sua civilização trará novas demandas e novos recursos, criando uma estrutura de jogo já tradicional ao gênero de estratégia.

Anno 1404 está agendado para o dia 25 de junho no território europeu, sendo que a América ainda não possui data de lançamento. Ao que tudo indica o jogo deve ser uma boa pedida para os fãs de estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails